Fabricante chinesa inicia homologação de veículos elétricos e prospecção de concessionários
Mais uma marca chinesa se estabelece no Brasil. E mais uma marca chinesa que quer ser “diferente” das outras. No caso da Zeekr, porém, o modelo de negócio favorece essa filosofia. Pertencente à gigante Geely, a fabricante quer ser vista como uma empresa exclusivamente premium.
O plano da companhia reforça essa busca por posicionamento de mercado. A Zeekr já está em processo de homologação de dois veículos elétricos que chegam oficialmente no segundo semestre para disputar o mercado de luxo. Ou seja, não espere por carros por menos de R$ 500 mil.
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Isso fica claro também na prospecção de concessionárias. A rede será enxuta para tentar reforçar a imagem de exclusividade da marca e dos seus produtos.
“Nossa maior preocupação é consolidar o posicionamento premium. Estamos criando a estrutura de negócio com concessionários adequados, que obviamente terão margens, mas que não estão preocupados com volume”, explica Marcus Pires, head de marketing e relações com a imprensa da Zeekr.
Estrutura da rede da Zeekr vai priorizar pontos sofisticados
O executivo não adianta número de lojas. Contudo, a reportagem da Automotive Business apurou que serão no máximo 10 pontos espalhados por cidades com demanda potencial por elétricos e modelos de luxo. Além de São Paulo (SP), capitais como Brasília (DF), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) estariam no radar.
O layout das concessionárias busca certa inspiração na Porsche, mas também vai de encontro a essa vontade de se “distinguir”. Pires reconhece que as lojas podem fugir do padrão “caixa” e estarem presentes em pontos fora do usual, como a galeria de um prédio comercial de luxo, por exemplo.
“Serão em ambientes urbanos e sofisticados. Por isso procuramos grupos de concessionários com experiência em marcas premium para entregar o que a nossa marca tem”, explica o executivo.
Os carros elétricos da Zeekr no Brasil
Para o mercado brasilero, o que a marca terá em breve é a linha de crossovers de tamanhos extremos. Começará com o 001, modelo com 4,97 metros de comprimento, 1,99 metro de largura e mais de 3 metros de entre-eixos. Segundo apuração da AB, o modelo será lançado entre o fim de agosto e início de setembro.
São aguardadas três versões para o 001. A mais “básica” já virá com itens de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma, além de head-up display, quadro de instrumentos configurável, multimídia com tela de 15” e ajustes elétricos para todos os bancos.
O crossover é equipado com motor traseiro de 421 cv, tem autonomia de até 600 km (pelo “otimista” ciclo WLTP europeu) e promete 0 a 100 km/h fica em 5,9 segundos. Porém, a marca também trará a opção esportiva GT, com dois motores, tração integral, potência combinada de 789 cv e 0-100 km/h em 3,2 segundos.
Ainda em 2024, apesar de não confirmado, já se sabe que chegará o X, modelo médio e com mais jeito de utilitário esportivo. Este usa o mesmo conjunto do Volvo EX30 nas versões Extended Range, com motor de 275 cv, baterias de 69 kWh e alcance de 338 km (autonomia do carro da marca sueca no Brasil pelo ciclo PBEV).
Zeekr quer ser vista como provedora da Volvo
A relação com a Volvo, inclusive, vai ser tratada de uma forma também diferente. Como é uma marca apenas de elétricos dentro da Geely e os produtos são desenvolvidos em Gotemburgo (Suécia), a ideia é mostrar que é a Zeekr a “provedora” da eletrificação da empresa escandinava.
“Temos engenharia e powertrain que, inclusive, são emprestados à Volvo”, faz questão de pontuar Marcus Pires.
Nesta lógica, a estratégia da Zeekr é lançar dois modelos por ano no Brasil. Para 2024, estariam nos planos da empresa o sedã médio 007 e a van de luxo 009.
A operação brasileira da montadora é tocada pela própria Zeekr. No momento, a empresa tem, além de Pires (ex-GM e e Nissan) como head de marketing, Marcos Cardellini (ex-BYD) como head de produto e tecnologia. O board ainda terá diretores para as áreas de pós-venda e comercial/desenvolvimento de rede.