Marca de luxo da Geely viu ações valorizarem 35% após IPO
A chinesa Zeekr teve um resultado bastante positivo após realizar a oferta pública inicial (IPO) de suas ações nos Estados Unidos.
Segundo informações da agência de notícias “Reuters”, as ações da empresa valorizaram quase 35%.
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Ironicamente, a estreia da Zeekr nos EUA aconteceu em meio a uma retaliação do governo de Joe Biden, que pretende aumentar os impostos de importação aplicados sobre veículos chineses importados para o país.
“O mercado de ações está bastante favorável para veículos movidos com novas fontes de energia. A Zeekr é uma marca global, e a escolha por listá-la em Nova York é uma prova de nosso potencial global”, disse Conghui An, CEO da Zeekr e da Geely, proprietária da marca chinesa.
Zeekr chega ao Brasil em breve
Fundada em 2021, a Zeekr é a marca de luxo da Geely, que também é dona da Volvo e da Lotus. Desde então, a fabricante já entregou cerca de 200 mil veículos, sendo a maioria deles na China.
A Zeekr está expandindo suas operações para vários mercados, inclusive o Brasil, onde promete iniciar suas atividades até meados de 2025.
A empresa também está entrando em importantes países da Europa, seguindo o exemplo de outras conterrâneas que já atuam por lá. BYD, SAIC e GWM estão investindo no continente aproveitando que as vendas de carros elétricos vindos da China dispararam no Velho Continente.
O CEO da Zeekr afirmou que a Geely pretende se tornar “o Grupo Volkswagen da nova era de eletrificação de carros”.
Resultado foi acima do esperado
Nos Estados Unidos, as marcas de carros elétricos locais passam por um momento delicado.
A Tesla teve uma queda de 30% em suas ações, muito por conta dos recentes problemas dentro e fora dos EUA, e a Rivian já teve uma desvlorização de 85% em suas ações desde o IPO realizado no fim de 2021.
A Zeekr, em compensação, teve um resultado acima do esperado pela própria fabricante.
A marca vendeu 21 milhões de ADS (sigla para American Depositary Shares), título equivalente a ações de uma empresa cuja sede está fora dos EUA, mas que pode ser negociado entre investidores naquele país. Com isso, a marca conseguiu US$ 441 milhões, ao valor unitário de US$ 21 por título.
Anteriormente, a própria Zeekr projetava vender 17,5 milhões de ADS, a um valor de US$ 18 a US$ 21 por título.