Xpeng perto de comprar divisão de elétricos da Didi

Negócio vai envolver troca de ações com a gigante do serviço de carona e pode chegar a US$ 744 milhões

Redacao AB

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Negócio vai envolver troca de ações com a gigante do serviço de carona e pode chegar a US$ 744 milhões

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A fabricante chinesa de veículos elétricos Xpeng informou que está em vias de comprar o braço de desenvolvimento de carros elétricos da Didi, em um negócio no valor de até US$ 744 milhões. O que permitiria à montadora fornecer veículos para a gigante do serviço de carona, aumentando a produção e reduzindo custos.

As informações são da Bloomberg. O acordo prevê que a Xpeng lance um modelo compacto no próximo ano sob uma nova marca, em um projeto chamado MONA, com preço na faixa de preço de 150 mil yuans (US$ 20 mil). As ofertas atuais da Xpeng custam principalmente acima de 200 mil yuans (mais de US$ 27 mil).

A Didi muda estratégia comercial

O negócio ocorre depois que a Xpeng e o Grupo Volkswagen anunciaram, em julho, uma parceria. Pelo acordo, a VW investirá US$ 700 milhões e as duas empresas desenvolverão em conjunto veículos elétricos na China.

 

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“Como uma startup de veículos elétricos, não somos tão qualificados quanto montadoras estabelecidas como a Volkswagen em termos de escala e gerenciamento de custos. A parceria com a Didi garantirá a escala inicial melhor do que a esperada para o carro, e alcançará uma combinação de objetivos em inovação e gerenciamento da cadeia de suprimentos”, disse o CEO da Xpeng, He Xiaopeng, à mídia chinesa. 

O desenvolvimento de um carro elétrico pela Didi gerou especulações de que ela tinha ambições de assumir a fabricação do veículo. Mas o anúncio do negócio com a Xpeng sugere que a empresa está se movendo em outra direção.


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A demanda mais lenta e o excesso de capacidade de produção na indústria de veículos elétricos da China intensificaram a concorrência e dificultaram a entrada no mercado de recém-chegados, como a Didi. A fabricante de smartphones Xiaomi só recentemente obteve aprovação regulatória para fabricar veículos elétricos – dois anos depois de anunciar o plano.

“A decisão da Didi de fazer parceria com a Xpeng em vez de outras fabricantes de veículos elétricos marcou o reconhecimento da tecnologia da Xpeng”, disse Yale Zhang, diretor administrativo da consultoria Automotive Foresight. “O acordo beneficiará a Xpeng, já que o sedã que a Didi desenvolveu seria adequado para venda a outras empresas.”


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Pelo acordo, a Didi ganhará cerca de 3,25% da Xpeng, com a fabricante de veículos elétricos emitindo ações, no valor total de US$ 474 milhões. O preço de oferta representa desconto de 1,7% em relação ao preço de fechamento de sexta-feira, 25.

Se as metas de entrega de veículos forem cumpridas, a participação da Didi na Xpeng poderá subir para 5,26%, por um valor de negócio de até US$ 744 milhões.

Cooperação estratégia em diversas áreas

A Didi informou que as duas empresas explorarão a cooperação estratégica em diversas áreas. Isso inclui marketing, serviços financeiros e de seguros.

Segundo a companhia, outras possíveis áreas de cooperação serão as de carregamento, robotáxis e desenvolvimento conjunto de um mercado internacional. A Didi tem trabalhado com fabricantes de automóveis chineses para desenvolver táxis autônomos, que deve começar a operar até 2025.

Já a Xpeng tem enfrentado perdas crescentes e queda nas vendas em meio a uma guerra de preços em todo o segmento de carros elétricos.