Waymo começa a operar com robotáxis nos EUA

Passeio em carro autônomo da empresa ainda é restrito a passageiros selecionados; veja o vídeo

Redacao AB

Redacao AB

Passeio em carro autônomo da empresa ainda é restrito a passageiros selecionados; veja o vídeo

Imagem de Destaque

A Waymo, desenvolvedora de carros autônomos da Alphabet, começou a operar com seus robotáxis na cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, com uso restrito apenas a passageiros selecionados. Um Jaguar I-Pace elétrico branco vai rodar pelo centro da cidade completamente sozinho, sem a presença de um operador humano.

Os passeios no robotáxi são restritos a um grupo de residentes locais que participam do programa de pesquisa “Trusted Tester” da Waymo. Os escolhidos podem utilizar o serviço para suas atividades diárias e devem fornecer detalhes dessa experiência exclusivamente para a empresa, sob condições de acordos de confidencialidade que proibem a divulgação nas redes sociais ou para a imprensa.

Robotáxi dos EUA é adaptável

A prefeita de Phoenix, Kate Gallego, foi convidada a testar a tecnologia e contou a experiência em um vídeo. “Chama  a atenção como o Waymo Driver é adaptável. Reduz a velocidade antes de cada curva, observa e espera antes das vias de mão dupla ou trechos mais difíceis, então parece bem consciente”, disse ela. “Estamos felizes em ter uma tecnologia limpa e sustentável e espero que possa tornar a cidade mais inclusiva. Tem muitas pessoas que não podem ou preferem não dirigir.”


Quer saber mais sobre este assunto? Clique aqui e garanta a sua vaga no #ABX22 – Automotive Business Experience


Em maio, o CEO da Waymo, Dmitri Dolgov, afirmou que a empresa estava permitindo que seus funcionários utilizassem o robotáxi em Phoenix. O programa também foi implementado neste ano na cidade de São Francisco, na Califórnia.

A ideia dos carros autônomos surgiu em 2009, como o projeto conhecido como o “carro do Google”, que dirigia sozinho pelo Vale do Silício. A Waymo foi criada como empresa independente em 2016 e pouco depois começou a desenvolver programas e testes de veículos autônomos nas ruas.