Vendas da versão zero combustão do subcompacto começam no continente pelo Uruguai
Antes tarde do que nunca, a Volkswagen deu a largada para sua ofensiva elétrica na América do Sul. A VW acaba de lançar o e-up!, o seu subcompacto elétrico, no Uruguai. O modelo deve chegar ao Brasil entre o fim deste ano e início de 2023.
Todo o ecossistema automotivo e da mobilidade em um só lugar:inscreva-se no #ABX22 – Automotive Business Experience
O up! elétrico lançado no país vizinho é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca alemã no continente. Antes, o máximo da eletrificação da VW por aqui havia sido o lançamento de um lote final do Golf GTE, a versão híbrida plug-in da sétima geração do hatch médio, que já estava em processo de fim de vida na Europa.
Estrutura facilita lançamento do VW up! elétrico no Uruguai
Importado da Alemanha, onde é produzido na fábrica da VW em Zwickau, o e-up! promete autonomia de até 260 km. O pequeno hatch elétrico é movido por um motor com 83 cv de potência e 21,7 kgfm de torque. Segundo a fabricante, o carro precisa de 11,9 segundos para cumprir o 0 a 100 km/h. O desempenho e a autonomia são favorecidos pelo peso de 1.160 kg, baixo para um elétrico.
Além de lançar oficialmente o up! elétrico, a VW também mostrou, mais uma vez, os modelos ID.3 e ID.4. O hatch e o SUV elétricos já foram apresentados no Brasil e serão lançados aqui a partir de 2023.
Os carros elétricos previstos para o mercado brasileiro e o continente fazem parte do plano global da VW, que quer atingir a neutralidade de carbono até 2050. O início pelo Uruguai se dá pelas dimensões do país, que também apresenta uma infraestrutura favorável para EVs no momento.
“Após um ano de rigorosos estudos e testes, iniciamos as vendas do e-up! em um país que tem infraestrutura para garantir o sucesso de nossa estratégia”, disse Thomas Owsianski, vice-presidente de vendas e marketing da VW na região SAM.