VW lança consórcio do e-Delivery e prevê 15% da frota com caminhões elétricos em 2030

Marca já vendeu 200 unidades do modelo elétrico e se diz surpresa com recepção

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Marca já vendeu 200 unidades do modelo elétrico e se diz surpresa com recepção

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus acredita que a eletrificação será um dos temas mais constantes na indústria de caminhões em um futuro breve. A empresa, que acaba de lançar o e-Delivery no país, fez até uma projeção ousada para os próximos anos.

“Nós acreditamos que 1% da frota de caminhões seja eletrificada até o fim de 2022, mas projetamos que pelo menos 15% das frotas urbanas de caminhões sejam elétricos em 2030”, declarou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da Volkswagen Caminhões e Ônibus.


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Se depender dos números do e-Delivery, a fabricante tem motivos para apostar no sucesso dos caminhões elétricos.

Lançado em julho, o caminhão já teve 200 unidades comercializadas em aproximadamente 90 dias de pré-venda. Deste total, 100 foram para o grupo Ambev (que também participou da fase de desenvolvimento dos protótipos), 20 para a Coca-Cola Femsa e as demais para outras empresas.

Alouche declarou que a VWCO está “aprendendo muito com esse caminhão e com as argumentações dos nossos clientes”.

“Nós observamos que o mercado está se contagiando com a onda do elétrico muito mais rápido do que imaginávamos antes do lançamento. Esse já é um fenômeno do nosso dia-a-dia atual”, comentou o executivo.

Consórcio inédito no país

A empresa também lançou o primeiro consórcio de um veículo elétrico no Brasil, que foi desenvolvido exclusivamente para o e-Delivery. As condições incluem pagamento em até 80 meses com parcelas a partir de R$ 9.814,35 sem juros e sem taxa de adesão.

O e-Delivery é equipado com um motor síncrono de ímãs permanentes de 244,7 cv e 219,2 mkgf, acoplado a uma transmissão com uma marcha à frente e a marcha a ré.

Está à venda nas configurações de 11 e 14 toneladas, com opções 4×2 e 6×2 na última versão. Dependendo da configuração (com pacotes de quatro ou seis baterias), o e-Delivery tem autonomia de até 250 quilômetros. A velocidade máxima do caminhão é de 80 km/h.