Hatch estreou em 2003 e foi o 1º carro brasileiro exportado para a Europa. No mesmo dia, T-Cross chegou a 200 mil unidades
O VW Fox deixou de ser produzido no país. O compacto, que era fabricado em São José dos Pinhais (PR), foi descontinuado depois de 18 anos no mercado nacional, como publicou nosso parceiro Primeira Marcha.
Lançado em 2003, o hatch revolucionou a indústria ao trazer o conceito de veículo compacto por fora e espaçoso por dentro. Essa fórmula foi replicada em alguns rivais anos depois, como Chevrolet Agile e Renault Sandero.
Desenvolvido inteiramente no Brasil pelo ex-chefe de design da marca, Luiz Veiga, o projeto foi aprovado na Alemanha e se tornou o primeiro veículo brasileiro a ser exportado para a Europa.
Segundo a VW, aproximadamente 1,3 milhão de unidades foram vendidas no mercado interno e cerca de 500 mil foram exportadas para diversos países em todo o mundo.
Ao longo dos anos, o Fox passou por três reestilizações. Durante seus 18 anos de vida, ele foi o primeiro modelo da marca a utilizar o motor 1.0 de três cilindros (posteriormente adotado em Gol, Voyage e Up) e o primeiro a adotar o câmbio manual de seis marchas.
A última unidade produzida, que aparece em fotos feito pelos funcionários ainda na linah de montagem, é uma versão Xtreme da cor vermelha, que será destinada ao acervo da Volkswagen do Brasil.
T-Cross chega a 200 mil
A Volkswagen escolheu o mesmo dia do fim do Fox para anunciar que o T-Cross, também produzido na fábrica de São José dos Pinhais, atingiu a marca de 200 mil unidades feitas no Brasil. Para comemorar a dupla efeméride, a Volkswagen reuniu parte dos funcionários da planta paranaense para uma foto com os dois modelos.
“Desde o seu lançamento, em 2003, o Fox foi produzido exclusivamente na fábrica do Paraná e ao longo destes 18 anos se consolidou como um modelo muito querido pelos colaboradores e desejado pelos clientes. O T‑Cross segue o mesmo caminho e é motivo de orgulho ver um produto da nossa planta se tornar um sucesso de vendas no Brasil e no exterior”, disse Leandro Lemos de Oliveira, gerente de fábrica da Volkswagen.