Novidade estreia neste ano com base no programa de automóveis Sign and Drive
Faz pouco mais de um ano que a Volkswagen lançou o Sign and Drive. O serviço de assinatura de carros estreou como um programa piloto em São Paulo (SP) e depois foi expandido para outras partes do país.
Até agora, o resultado está agradando a Volkswagen Financial Services, braço financeiro da empresa responsável pelo serviço. Tanto é que a marca prepara o lançamento de um novo programa: o de assinatura de caminhões.
“Estamos preparando a estreia do VW Truck Rental, um modelo de assinatura de caminhões em parceria com a VW Caminhões e Ônibus. O lançamento operacional deve acontecer no segundo trimestre em toda a rede com a oferta de quatro modelos”, revelou Rodrigo Capuruço, diretor geral da Volkswagen Financial Services. O executivo não quis adiantar mais informações sobre a novidade e tampouco falou sobre quais serão os modelos escolhidos.
Caminhões leves a extra-pesados
Entretanto, é natural imaginar que o Delivery Express será um deles. Afinal de contas, o caminhão leve é um dos mais vendidos da empresa, tanto por ter livre circulação nas cidades como pela possibilidade de ser guiado por qualquer motorista com carteira de habilitação do tipo B – a mesma que permite a condução de um automóvel de passeio.
Considerando o restante da gama, e-Delivery, Constellation e até o extra-pesado Meteor também devem ser oferecidos no Truck Rental.
Sign and Drive é sucesso
Capuruço se disse satisfeito com a receptividade do Sign and Drive e afirmou que o número de clientes só não é maior devido à crise dos semicondutores que ainda prejudica o volume de produção de veículos – tanto é que novos contratos não estão sendo fechados.
“O serviço teve o melhor NPS (de ‘Net Promoting Score’, metodologia criada para medir o grau de satisfação dos clientes) de nossos produtos e fizemos muitas pesquisas de pós-venda para descobrir se nossas premissas eram válidas. Devemos estar próximos de 1.500 contratos e só não fechamos mais porque ainda não conseguimos entregar mais carros. Hoje estamos realizando a renovação dos primeiros contratos e ampliando o mix de produtos”.
Segundo o executivo, houve uma grande preocupação com o treinamento da rede de concessionárias, uma vez que as revendas desempenham o papel mais importante na oferta do serviço: a entrega do veículo.
“Hoje, 90% dos clientes que se interessam pelo serviço nos procuram pelos canais digitais. Daí a importância de ressaltar que, independentemente do canal ser digital ou não, as concessionárias não estão fora do negócio, pois a explicação e a entrega técnica são realizadas por elas, e essas etapas devem ser realizadas com carinho. Felizmente conseguimos criar um modelo em que todo mundo sai ganhando”, afirmou Capuruço.
Capuruço revelou que o público do Sign & Drive “está muito focado nos SUVs”. Não à toa, a fabricante oferece modelos como Nivus, T-Cross e Taos.
Operação de risco
O diretor também comentou sobre os estudos realizados pela empresa antes de lançar o Sign and Drive. Ele considera que foi uma operação de risco, já que, além de ser uma medida inédita dentro da Volkswagen, o serviço estreou em meio à pandemia.
“Há tempos estudamos a forma como a mobilidade é entregue no mundo desde a última década. Lá fora são utilizadas ferramentas como o leasing operacional, mas aqui fizemos uma adaptação da oferta no Brasil e migramos para o serviço de assinatura. Estudamos muito o perfil do cliente e como ele gostaria de realizar sua compra. Além disso, nós lançamos o piloto no início da pandemia, então o desafio deixou de ser apenas o gerenciamento do serviço, mas também a necessidade de considerar o canal digital como principal meio de oferecer o produto”.
Bons resultados e futuro indefinido
Além da divisão de Locação (que controla o Sign and Drive e o futuro Truck Rental), a VW Financial Services tem outras operações, uma vez que administra a Volkswagen Corretora de Seguros, o Banco Volkswagen e o Consórcio Nacional Volkswagen. Para Capuruço, a empresa está na “vanguarda em relação aos concorrentes”.
“Acabamos de encerrar um ciclo de três anos de crescimento em nossas operações com crescimento significativo nesse período, no qual avançamos em todas as frentes de negócio e lançamos produtos, como o Sign and Drive. Então, conseguimos crescer de forma orgânica entregando serviços digitais cada vez melhores para os clientes”, analisou.
Quanto às perspectivas para este ano, o executivo reconheceu que o cenário é desafiador, inclusive por fatores como o confronto entre Rússia e Ucrânia. De toda maneira, Capuruço se diz otimista.
“Nós imaginávamos ter um respiro em 2022 para retomar um pouco da vida pré-pandemia, mas estamos sendo surpreendidos com uma nova crise causada pelo conflito na Europa. Isso, obviamente, traz desafios extras que impactam nossa capacidade de crescer e colocam mais pimenta em um ano que já seria desafiador por conta de fatores como as eleições, o aumento dos juros e os preços acima de um patamar que a gente imaginava. Mesmo assim, a gente ainda espera crescer em portfólio. Não em volume de carros, mas em ativos. Estamos monitorando inflação e juros de perto e tentando controlar o repasse de custos para conter os aumentos dos preços”, concluiu.