SUV compacto elétrico será o menor carro produzido pela marca em sua história
O EX30 causará uma grande revolução dentro da Volvo. O menor carro produzido pela empresa em 96 anos de história estreia no Brasil em 2024 com a missão de atrair novos clientes à marca, especialmente aqueles que não podiam ou nunca pensaram em ter um carro da Volvo.
Entretanto, uma importante virtude será preservada no novo modelo da empresa: a preocupação com a segurança.
“Basicamente colocamos todas as tecnologias essenciais de segurança neste carro, e por isso entenda os sistemas de assistência à condução capazes de evitar uma colisão”, afirmou Thomas Broberg, especialista em segurança da Volvo Cars, em entrevista exclusiva à AB.
Olhando para dentro e para fora
Como era de se imaginar, a Volvo não realizaria concessões no que diz respeito à segurança. Afinal de contas, a marca é referência mundial no assunto a ponto de ter inventado o cinto de segurança. No fim da década passada, a empresa chamou atenção ao promover uma campanha que visava zerar o número de acidentes fatais envolvendo veículos da marca.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Sendo assim, o EX30 terá itens como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e alerta de saída segura do veículo, este capaz de identificar a aproximação de uma motocicleta ou bicicleta para evitar que algum dos passageiros ou o próprio motorista abra a porta do carro para desembarcar.
Åsa Haglund, head do Centro de Segurança da Volvo Cars, ressaltou a importância de pensar não apenas em quem está viajando no veículo.
“É claro que fizemos de tudo para garantir que o EX30 seja um carro seguro. Porém, além de concentrar nossos esforços em segurança, pensamos nas pessoas que estão dentro e ao redor do carro. Há muito tempo nos concentramos na segurança em ambientes urbanos onde os carros compartilham espaço com pedestres e ciclistas”, disse.
‘Pessoas são iguais’
A Volvo decidiu equipar o EX30 com um sistema de segurança vindo do EX90, que já foi apresentado globalmente e também desembarca no Brasil no ano que vem.
“Identificamos que o cansaço pode ser uma causa muito importante para acidentes de trânsito. Então além da detecção prática no volante, o carro também conta com um sensor especial, que fica localizado atrás do volante e usa algoritmos poderosos para detectar movimentos dos olhos e do rosto cerca de 13 vezes por segundo. Dessa forma, o EX30 pode tentar entender se você está distraído, sonolento ou desatento”, ressaltou Åsa.
Outra boa notícia é que, como de praxe, os veículos vendidos no Brasil contarão com os mesmos recursos de segurança dos exemplares comercializados na Europa ou em outra região. O motivo, segundo Thomas, é bastante importante.
“Nós sempre projetamos nossos carros para um ambiente global. Então não importa onde eles estarão rodando, eles sempre serão igualmente seguros. É claro que o conteúdo pode variar de acordo com as leis vigentes em alguns país, mas as pessoas são sempre iguais, independente de como somos. Isso não muda. Estamos falando de vidas humanas”.
A apresentação mundial do EX30 está marcada para o dia 7 de junho.