Volvo desenvolve caminhão elétrico de longo alcance

Montadora sueca informou que deve lançar um modelo do FH com autonomia para rodar até 600 km

Redacao AB

Redacao AB

Montadora sueca informou que deve lançar um modelo do FH com autonomia para rodar até 600 km

Imagem de Destaque

A Volvo anunciou que terá mais um caminhão elétrico da linha FH com maior alcance. Segundo a companhia, o veículo terá capacidade de percorrer até 600 quilômetros (373 milhas) com uma única carga. 

O novo modelo deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2025. Para se chegar nesta autonomia, a Volvo diz que maximizou o espaço para a bateria e aprimorou o software do caminhão elétrico.


VEJA MAIS:– Volvo desenvolve caminhão autônomo baseado no FMX

– Volvo inicia testes com caminhão elétrico no Brasil


A montadora explica que foi usado uma tecnologia que combina motor, caixa de câmbio e eixo em uma unidade. O que aumenta a capacidade da bateria.

No mês passado, a Volvo havia escolhido Monterrey (México) como local para sua nova fábrica de caminhões elétricos na América do Norte. A unidade deve receber investimentos de US$ 700 milhões e iniciar as operações em 2026.

O chefe de gerenciamento de produtos e qualidade da Volvo Trucks, Jan Hjelmgren disse que a fábrica mexicana desempenharia um papel crucial no apoio à estratégia de crescimento da marca na América do Norte, com capacidade industrial necessária para atender à crescente demanda.


– Faça a sua inscrição no #ABX24 – Automotive Business Experience


Hjelmgren disse à agência de notícias Reuters que a empresa está acelerando seus investimentos em tecnologias de descarbonização. Mas ressaltou que políticas públicas são cruciais para uma adoção mais ampla de veículos com emissão zero.

Falta de políticas de incentivos aos elétricos

No entanto, os veículos totalmente elétricos estão perdendo participação de mercado na Europa devido às políticas de descarbonização inconsistentes e à falta de subsídios governamentais. Além disso, espera-se que o mercado de caminhões pesados na região desacelere este ano após três anos de alta na demanda.

Em 2023, as vendas foram as maiores em mais de 15 anos. Bom lembrar que, no ano passado, os caminhões elétricos ainda eram significativamente mais caros do que seus equivalentes a diesel, com preços entre € 250 mil e € 400 mil (US$ 276.525 e US$ 442.440).