Volvo Car traça estratégia para dobrar de tamanho em 2024

Com lançamentos e redução de margem, empresa espera vender 17 mil carros no ano que vem, diz novo presidente

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Com lançamentos e redução de margem, empresa espera vender 17 mil carros no ano que vem, diz novo presidente

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Mesmo com a volta da cobrança do Imposto de Importação para veículos eletrificados, a Volvo Car prepara uma ofensiva no mercado brasileiro. A empresa espera comercializar 17 mil veículos em 2024, sendo 8 mil do EX30, o elétrico que será lançado no primeiro semestre do próximo ano.

Em 2023, a estimativa é de vendas de 8 mil a 9 mil carros. Segundo o novo presidente da Volvo Car, Marcelo Godoy, para alcançar este volume a companhia teve que reduzir as margens e não repassar em sua totalidade a alíquota do imposto de importação em 2024. 


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“Conversamos com a matriz e mostramos que isso seria mais um investimento na operação aqui no Brasil. E para ter relevância dentro da companhia é preciso ter volume e não queremos perder a relevância”, disse Godoy, ex-diretor financeiro da marca que assumiu o comando da operação neste mês no lugar de Luis Rezende, que tornou-se head de Global Importers. 

Em janeiro, já será cobrado 10% a 12% de imposto para carros híbridos e elétricos. Em julho, a alíquota passa para 18% e 20%. Em 2025, a tarifa passa a ser 25% e 28% e em 2026, retorna para o valor cheio, 35%. 

Lançamentos devem impulsionar vendas

“No próximo ano, teremos um reajuste médio em nossos preços de 7,7%, sendo 5% no EX30 e 10% nos demais modelos em nosso portfólio”, adiantou o executivo. 

Inclusive, o novo carro elétrico que a empresa vai vender no Brasil já teve 2 mil encomendas desde setembro deste ano. “O EX30 entra sem canabalizar o nosso portfólio”, afirmou Godoy. 

Além do EX30, no fim do próximo ano, o executivo adiantou que será lançado o SUV EX90 e a minivan EM90.

“A meta da Volvo mundialmente é deter 50% do portfólio somente de veículos elétricos em 2025. No Brasil, com estes modelos, já chegaremos a 65% em 2024 e a nossa expectativa é de que, até 2026, venderemos somente elétricos no mercado brasileiro”, disse Godoy. 

Expansão da rede e postos de recarga

O executivo ressaltou que para alcançar o volume projetado, é preciso expandir a rede de concessionárias no país em 2024. A meta é deter 53 lojas localizadas em todos os estados brasileiros. Hoje, a companhia tem 47 revendas. 

Outra frente da companhia é em infraestrutura de pontos de carregamento. A Volvo investe R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos de carga rápida em todas as regiões do Brasil. Hoje, a empresa já reúne uma rede de 1 mil pontos de carga lenta no país. 

“Notamos que 80% dos nossos clientes são novos na marca e chegam pelos elétricos. Ter uma infraestrutura de recarga é fundamental para atrair esse consumidor.”