Volkswagen inicia teste de rede 5G dentro de suas fábricas

Projeto piloto vai melhorar eficiência e aumentar automatização de duas linhas de montagem na Alemanha

Redacao AB

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Projeto piloto vai melhorar eficiência e aumentar automatização de duas linhas de montagem na Alemanha

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A Volkswagen vai iniciar os testes do uso de rede local 5G dentro de suas fábricas em Wolfsburg e Dresden, na Alemanha. O projeto  avaliará quais são os benefícios da tecnologia para melhorar o nível de controle da produção, a flexibilidade de uso de sistemas, a rapidez nas respostas e a interconexão entre os equipamentos.

A VW quer garantir uma transmissão de dados segura e sem atrasos para, no futuro, conseguir controlar e monitorar os cerca de 5 mil robôs existentes em Wolfsburg, além dos diversos sistemas informatizados.

Um exemplo prático da aplicação dessa tecnologia é no upload de dados e softwares para as centrais eletrônicas que equipam os veículos. “Na produção em série, a transferência de todos os dados leva hoje cerca de uma hora. Podemos enfrentar esse desafio com downloads sem fio rápidos, que a rede 5G torna possível. Com o 5G, podemos transferir mais dados em menos tempo”, explica Sebastian Volk, responsável pela digitalização da produção da Volkswagen.

Volk conta que a rede 5G vai permitir cobrir áreas de produção maiores e que o controle poderá ser feito de qualquer lugar, além de possibilitar uma grande flexibilidade dentro da fábrica. “Isso economiza tempo na linha de montagem e reduz custos”, diz ele

Segundo o chefe de produção e logística da VW, Christian Vollmer, será possível otimizar continuamente a produção para torná-la mais eficiente e flexível. “Acreditamos que a tecnologia 5G tem um grande potencial de inovação, desde o uso de robôs inteligentes e sistemas de transporte sem motoristas até o controle em rede de instalações e máquinas em tempo real, até o flashing [upload] de software sem fio nos veículos fabricados”, diz.

Esse carregamento sem fio do software nos veículos durante a produção só é possível devido a altas taxas de transferência de dados, que chegam a 1 gigabit/segundo, com possibilidade de aumento. Outra vantagem é a latência, ou seja, o tempo de resposta na comunicação, que deverá ser de apenas 1 milésimo de segundo, o que é cerca de 150 vezes mais rápido do que um piscar.
Em Wolfsburg, o projeto piloto contará com uma rede que vai operar em uma frequência privada exclusiva de 3,7 a 3,8 GHz com largura de banda de 100 MHz, fornecida pela Nokia. Essa especificação vai permitir uma transmissão sem fio de alta disponibilidade e livre de interferências em uma área de 6,5 quilômetros quadrados.

Em Dresden, os testes vão atuar na linha do modelo elétrico ID.3, para desenvolver um sistema de transporte sem condutores em colaboração com a Porsche, Audi e a Universidade de Tecnologia de Dresden. Os sensores no sistema de transporte autônomo vão calcular e monitorar a rota percorrida pelas carrocerias do ID.3 ao longo da linha de montagem, fazendo a atualização constante pela computação em nuvem.

Klaus-Dieter Tuchs, líder de projeto de TI corporativa da VW, explica que a tecnologia 5G em Dresden vai controlar e conectar em rede ferramentas, robôs e veículos de transporte não tripulado (UTV). “Atualmente, cada um desses UTVs possui um pequeno computador que calcula seu percurso. Poderemos usar 5G para controlar os veículos e robôs de forma centralizada”, afirma.