Montadora lança nova versão do Constellation 4×2 com motor de 13 litros e mais duas atualizações do Meteor
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) reforça a sua linha de caminhões extrapesados no mercado brasileiro. A montadora, que entrou neste segmento com o Meteor em 2020, apresentou uma versão do Constellation 20.480 4×2 com motor de 13 litros e mais duas atualizações do Meteor, o que completa o seu portfólio.
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Segundo o vice-presidente de vendas e marketing da empresa, Ricardo Alouche, o segmento de extrapesados representa 50% das vendas de caminhões no país. E a Volkswagen, até agosto, detém 12% de participação na categoria.
“Quando entramos no segmento, com a MAN, tínhamos que apresentar a marca aos clientes. A partir do momento em que lançamos o Meteor, as negociações passaram a ser mais fáceis. Tanto é que se olharmos as vendas de julho e agosto tivemos 18% de participação. Ficamos em terceiro no mercado”, disse o executivo.
Volkswagen busca pódio entre caminhões extrapesados
Para o fechamento do ano, Alouche ressaltou que a companhia deve ficar em quarto lugar no ranking do segmento extrapesado, mas “brigando com o terceiro colocado”.
“No primeiro semestre de 2024 nosso desempenho não foi tão favorável. Já em 2025, com a nossa entrada no segmento de caminhões 4×2 com motor de 13 litros, esperamos deter cerca de 20% de participação.” De janeiro e agosto, foram emplacadas cerca de 10 mil unidades do Constellation.
Além do motor de 13 litros de 480 cv, o modelo tem peso bruto total combinado (PBTC) de 56 toneladas, oferece freio motor auxiliar otimizado com potência combinada de 428 cv, transmissão V-Tronic com 12 marchas e suspensão 100% pneumática.
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“Esse caminhão pode ser usado em médias distâncias e já vendemos 80 unidades para a Gabardo, que transporta veículos. Temos ainda mais 150 caminhões em negociações. É um modelo que tem o seu nicho”, afirmou Alouche.
Linha de extrapesados Volkswagen Meteor tem frenagem auxiliar
A VWCO também apresentou mais duas versões do Meteor 6×2. Segundo a companhia, o Meteor 28.480 e 29.530 agora contam com o freio retarder, sistema que promete mais controle e eficiência às operações. O componente, no entanto, só está disponível como opcional.
O freio retarder é um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente e diminui o uso e o desgaste dos freios de serviço. Ao ser ativado, cria uma resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, o que aumenta a potência de frenagem e reduz a velocidade do veículo de forma mais suave e controlada.
Com seis estágios de acionamento, o sistema atua de forma automática, mas também pode ser gerenciado manualmente através da alavanca na coluna de direção. Essas características tornam sistema especialmente útil em descidas prolongadas e oferece potência combinada de até 1.225 cv.
Os modelos Meteor ainda são equipados com o controle de cruzeiro associado ao retarder. Quando acionados, os sistemas trabalham para manter uma velocidade constante definida pelo condutor.
Pacote digital para os extrepaseados da Volkswagen
A VWCO também oferece um pacote Highline, com itens de tecnologia digital e conectividade. Este inclui novo painel de instrumentos, central multimídia e outras soluções. Além disso, os caminhões extrapesados da Volkswagen saem de fábrica com a plataforma RIO, integrada ao ecossistema de serviços para gerenciamento de frota e das operações.
O novo Meteor 28.480 HD usa o mesmo motor 13 litros e tem PBTC de até 58,5 toneladas. Para termos de referência, o caminhão pode custar a partir de R$ 923,73 mil, segundo a tabela Fipe.
A atualização das linhas de extrapesados Constellation e Meteor serão as principais novidades da Volkswagen Caminhões na Fenatram 2024, que acontece em novembro.