Segundo dados da associação de montadoras, desde maio o mercado não fechava positivo
A decisão do governo chinês de aumentar os descontos e as isenções fiscais para carros elétricos e menos poluentes fez com que as vendas de veículos voltassem a crescer no mês passado.
As vendas de veículos saltaram 2,2% em agosto em relação ao mesmo mês do ano anterior, para 1,94 milhão de unidades, mostraram dados da Associação de Automóveis de Passageiros da China (CPCA). Este foi o primeiro ganho anual desde maio.
Tesla quase dobrou a participação
No acumulado até agosto, os emplacamentos somaram 13,38 milhões de unidades, alta de 1,8% em relação ao mesmo período de 2022.
Segundo levantamento da CPCA, a participação da norte-americana Tesla quase dobrou no segmento de veículos elétricos. A montadora obteve uma fatia de 13,2% ante 7,5% em julho. No mês passado, a companhia comercializou 64,69 mil unidades.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
“As taxas mais baixas sobre as hipotecas existentes provavelmente ajudaram a revitalizar o mercado automotivo”, disse o secretário-geral da CPCA, Cui Dongshu, à agência de notícias Reuters.
Neste ano, os principais bancos da China começarão a reduzir as taxas de juro dos empréstimos existentes para a compra do primeiro imóvel. Esta será uma da série de medidas destinadas a impulsionar a economia e o setor imobiliário do país.
VEJA MAIS:– China diz sim à produção de veículos da Xiaomi– Guerra de preços mostra sinais de enfraquecimento na China
As vendas de veículos de novas fontes de energia (NEVs), como os elétricos, que sustentaram o crescimento na China, aumentaram 34,5% em agosto. E representaram 36,9% das vendas totais de automóveis.
As rivalidades no mercado automotivo da China, o maior do mundo, intensificaram-se à medida que as fabricantes lutam com o enfraquecimento da demanda e o aprofundamento da concorrência de preços.
A guerra de preços iniciada pela Tesla no início do ano continua, com a fabricante estadunidense anunciando cortes adicionais depois de reduzir os preços duas vezes no mês passado. No entanto, a empresa lançou o Model 3 reestilizado com preço inicial 12% mais alto do que o anterior.
Chineses se voltam para o mercado exrerno
As fabricantes chinesas de veículos elétricos também intensificaram os esforços para expandir os mercados externos à medida em que a concorrência se intensifica no mercado interno.
A gigante chinesa de veículos elétricos apoiada por Warren Buffett, a BYD, lançou na segunda-feira seu elétrico Seal para a Europa no IAA Mobility, em Munique.
A rival doméstica, Xpeng, também aproveitou a feira de Munique para revelar planos de expansão para mais mercados europeus no próximo ano.