Licenciamentos ainda estão longe dos números pré-pandemia e participação dos veículos eletrificados nos emplacamentos se mantém
O mercado automotivo europeu mantém o ritmo de recuperação. As vendas de carros no primeiro quadrimestre de 2023 chegaram a 3,5 milhões de unidades na região, evolução de 17,8% na comparação com igual período do ano passado.
Os dados são da ACEA, associação que reúne as fabricantes do continente. E inclui vendas de carros na União Europeia, Grã-Bretanha e na Associação Européia de Livre Comércio (EFTA).
VEJA MAIS:
– Na gangorra dos semicondutores, Europa é a que tem a produção mais afetada
– Alemanha pressiona e UE libera venda de veículos a combustão a partir de 2035
Segundo o balanço, a Espanha foi o país que registrou a maior evolução nos emplacamentos, com 33% a mais na comparação entre os quadrimestres de 2023 e 2022. Na sequência vêm Itália, com alta de 27%, e França, com crescimento de 16%.
Só em abril, foram mais de 960 mil veículos licenciados no mercado europeu. Na comparação com o mesmo mês de 2022, o crescimento nas vendas foi de 16%.
Veículos eletrificados mantêm participação
Um dado curioso nas vendas de carros na Europa é a participação dos veículos eletrificados, que ficou estagnada. Quatro em cada 10 modelos vendidos no continente foram de automóveis elétricos ou híbridos, ou 44%. No primeiro quadrimestre de 2022 esse market share foi de 42%.
– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo