Vendas de carros elétricos na Europa atingem o menor nível em três anos

Mercado teve queda pelo quarto mês seguido e indústria pede 'medidas urgentes'

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Mercado teve queda pelo quarto mês seguido e indústria pede ‘medidas urgentes’

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As vendas de carros elétricos na Europa atingiram o menor índice registrado pela indústria automotiva em três anos. Houve queda de 43,9% nos resultados em agosto, especialmente por causa do declínio recorde em mercados importantes do continente, como Alemanha (-68,8%) e França (-33,1%).

Na Europa, o volume de veículos elétricos comercializados por Volkswagen, Stellantis e Renault caíram 14,8%, 29,5% e 13,9%, respectivamente, em relação ao mesmo recorte do ano passado.


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Já as vendas de carros híbridos do tipo plug-in também tiveram queda, no caso de 22,3%. As informações foram divulgadas pela Associação das Fabricantes Europeias de Automóveis (ACEA).

Associação pede ‘medidas urgentes’ para conter declínio

Os resultados foram sentidos nas vendas da indústria automotiva, que amargou queda de 18,3% em agosto. Foi o quarto mês consecutivo com resultado negativo no segmento de veículos elétricos.


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Em nota a ACEA afirmou que a indústria precisa que as instituições presentes na União Europeia “assumam as rédeas e tomem medidas urgentes (para reverter a situação) antes de as novas metas de (emissões de) CO2 para carros e vans entrem em vigor em 2025”.

Falta de incentivos e impostos altos afetaram vendas

Parte do declínio registrado no segmento de carros elétricos na Europa se deu pela indefinição na concessão de incentivos para estimular a venda de veículos movidos a eletricidade.

Além disso, a imposição de alíquotas de importação bastante pesadas, como forma de proteger o mercado europeu do avanço das marcas chinesas, respingou na categoria como um todo.

Na tentativa de reaquecer o mercado rapidamente, a Alemanha aprovou deduções de impostos de até 40% para as montadoras que venderem carros elétricos no país.