Maiores volumes nesses segmentos elevaram projeções para um mercado 15% maior em 2024
A Fenabrave revisou novamente as suas projeções para o mercado de veículos em 2024. A terceira revisão feita pela entidade que representa o setor de distribuição indica que o mercado chegará em dezembro 15% maior do que em 2023, com 2,65 milhões de unidades, puxado pelas vendas de caminhões e ônibus.
O nova projeção aumentou em 3 pontos porcentuais a última estimativa da federação, que indicava um mercado de veículos 14,7% maior neste ano. “Estamos vivendo um bom momento”, disse o presidente da entidade, Mauricio Andreta Jr.
SAIBA MAIS:– Licenciamentos de veículos cresceram 20% em setembro
– Vendas de veículos devem crescer 12% em 2024
– Montadoras apostam em crescimento da produção em 2024
O acréscimo de volumes às projeções da Fenabrave se deu por meio do aumento da estimativa das vendas de caminhões, que saltaram de 12%, na última previsão, para 18,5%, na esteira de negócios esperados em setores como agronegócio e mineração.
Já as expectativas para vendas de automóveis seguiram estáveis na projeção final da Fenabrave para o ano: 2,5 milhões de unidades, resultado que poderá representar crescimento de 12% sobre os emplacamentos registrados em 2023.
Houve também revisão para cima da projeção de vendas de ônibus. Na expectativa anterior da Fenabrave, a previsão era de um mercado estável ante 2023. Desta vez, há uma expectativa de aumento de 5% nos licenciamentos ante o volume visto ano passado.