Veja 7 fatos sobre o Citroën C3 1.0

Hatch alia preço competitivo com bom desempenho e economia de combustível

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Hatch alia preço competitivo com bom desempenho e economia de combustível

Imagem de Destaque

A Citroën fechou o ano de 2022 em alta no Brasil. Apesar dos resultados ainda modestos, a fabricante foi uma das que mais ganhou participação de mercado no país, ao lado de sua ‘irmã’ e conterrânea Peugeot.

Um dos maiores responsáveis foi o novo Citroën C3, que estreou em agosto e teve mais de 10 mil unidades emplacadas no ano passado. A meta é ampliar o volume em 2023 e, para tanto, a marca joga suas fichas nas versões de entrada, que partem de R$ 69.990 na configuração Live.

Avaliamos a configuração Live Pack por uma semana e listamos abaixo sete fatos sobre o novo Citroën C3 1.0, com pontos positivos e negativos do modelo mais vendido da fabricante francesa.

Novo Citroën C3 tem design moderno

Goste ou não do novo C3, não há como negar que o design é um de seus destaques. As linhas modernas seguem a identidade visual da marca, incluindo tendências como o conjunto óptico dividido em duas seções. O modelo também oferece opção de pintura em dois tons nas versões mais caras.

Nas opções de entrada, porém, alguns elementos entregam sua proposta simples, como as calotas cobrindo as rodas de aço e as peças sem pintura na cor da carroceria, como maçanetas externas e capas dos espelhos retrovisores.

Atitude SUV

Apesar de chamá-lo assim em suas campanhas publicitárias, a empresa sabiamente preferiu vender o novo C3 como um hatch em vez de associá-lo a um SUV. Além das linhas mais robustas, ele tem dimensões generosas para um compacto e bons 18 centímetros de altura livre em relação ao solo, que garantem desenvoltura mesmo em pisos acidentados. 

Novo Citroën C3: Motorização conhecida

O novo C3 foi um dos maiores beneficiados pela criação da Stellantis em 2021. Isso porque as versões de entrada do hatch utilizam o competente motor 1.0 Firefly de origem Fiat. Com 75 cv e 10,7 kgfm quando abastecido com etanol, ele entrega desempenho bastante adequado para o segmento e ótimas médias de consumo de combustível.

De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o C3 1.0 tem médias de 9,3 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol e de 12,9 km/l e 14,1 km/l, quando abastecido com gasolina.

Novo C3 tem espaço de sobra

Mesmo sendo um compacto com 3,98 metros de comprimento, o C3 se destaca pelo generoso espaço interno. Com 1,58 metro de altura e 1,73 metro de largura, o modelo acomoda bem dois adultos de alta estatura no banco de trás – e até três passageiros com mais conforto do que os concorrentes.

Lá também existe bastante espaço para os joelhos, graças à distância entre eixos de 2,57 metros. O generoso porta-malas de 315 litros é o maior da categoria – e mais amplo até do que carros maiores de outros segmentos.

Origem humilde

Um dos fatos em relação ao C3 é que a Citroën enxugou custos onde pôde para manter o preço do hatch competitivo. Um dos efeitos diretos aparece no acabamento interno, que é modesto e tem bastante plástico duro – ainda que a qualidade de montagem seja satisfatória.

O painel de instrumentos é digital, mas tem visual simples demais, com tela monocromática e velocímetro, indicador de combustível e temperatura do motor. Não há conta-giros em nenhuma versão da gama.

No C3 Feel Pack, as maçanetas internas não recebem pintura, mas a Citroën disfarçou o acabamento modesto com plástico texturizado e pintura em dois tons no painel de instrumentos. São recursos aplicados por outras marcas da Stellantis, sobretudo a Fiat.

Tem controle de estabilidade, mas…

Desde a versão de entrada Live, o novo C3 1.0 oferece controles de estabilidade e de tração (obrigatórios por lei para novos produtos), além de assistente de partida em rampas. Entretanto, nenhuma delas vem com mais do que os airbags frontais exigidos pela legislação.

É bom lembrar que modelos mais baratos, como o Renault Kwid, saem de fábrica com airbags laterais dianteiros.

Novo Citroën C3 conta com preços agressivos

O novo C3 deve ter resultados de vendas ainda melhores em 2023, especialmente por conta dos preços atraentes nas versões mais baratas. A configuração Live custa R$ 69.990, que fica em pé de igualdade com modelos menores, como o Renault Kwid. Já a versão Live Pack traz itens como a central multimídia com tela de 10 polegadas e também tem um preço competitivo: R$ 78.990.