Modelos que combinam eletricidade e combustão são vistos como alternativa de transição rumo à eletrificação total
Os veículos híbridos podem não estar morrendo tão rápido nos Estados Unidos quanto alguns previram, devido à pressa do setor automotivo em desenvolver modelos totalmente elétricos.
A Ford, por exemplo, planeja produzir e vender centenas de milhares de veículos híbridos nos EUA nos próximos cinco anos, assim como Stellantis e Toyota.
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Segundo analistas ouvidos pela Reuters, a oferta híbrida surge como alternativa para clientes corporativos que procuram transportes mais sustentáveis, mas que ainda podem dar o salto para um veículo totalmente elétrico.
O interesse pelos híbridos aumenta, enquanto que a procura dos consumidores por veículos elétricos puros não acelerou como esperado pela indústria. Há uma variedade de razões para tal: desde o elevado custo inicial de aquisição desses modelos até preocupações com a autonomia e tempo de recarga.
“Com o aumento dos requisitos de emissões, os híbridos proporcionam uma frota mais limpa, sem exigir que os compradores optem pela eletricidade pura”, disse Sam Fiorani, vice-presidente da AutoForecast Solutions.
Vendas de híbridos nos Estados Unidos vão triplicar
A S&P Global Mobility estima que os híbridos mais do que triplicarão nos próximos cinco anos nos Estados Unidos. Desta forma, vão responder por 24% das vendas de veículos novos no país em 2028. As vendas de elétricos puros representarão cerca de 37%.
Neste ano, ainda segundo estimativa da consultoria, os híbridos representarão apenas 7% das vendas nos EUA, e os elétricos puros, 9%, com os veículos com motor de combustão interna (ICE) respondendo por mais de 80%.
A Toyota tem afirmado consistentemente que os híbridos desempenharão um papel fundamental nos planos de eletrificação de longo alcance da empresa, à medida que aumenta lentamente o investimento em veículos elétricos puros.
Ford desperta para os híbridos
A Ford, por sua vez, é a última a lançar planos híbridos mais agressivos. Na teleconferência de resultados do segundo trimestre, no fim de julho, o presidente-executivo Jim Farley surpreendeu os analistas dizendo que a Ford espera quadruplicar suas vendas de híbridos nos próximos cinco anos, depois de prometer anteriormente um impulso agressivo em veículos totalmente elétricos.
Entre os concorrentes da Ford, a General Motors parece ter pouco interesse em híbridos nos Estados Unidos, enquanto a Stellantis seguirá a estratégia da Toyota e da Ford.
A Stellantis informou à Reuters que os híbridos agora representam 36% das vendas do Jeep Wrangler e 19% das vendas do Chrysler Pacifica. Além dos novos modelos elétricos puros que serão lançados em breve. “Estamos muito otimistas com o futuro dos híbridos”, disse um porta-voz.
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Este ano, as fabricantes comercializam mais de 60 híbridos nos EUA. A Toyota e a sua marca premium Lexus têm pelo menos 18 modelos híbridos diferentes em seu portfólio nos Estados Unidos, permitindo à montadora japonesa manter o seu domínio no setor.
A Hyundai e a marca irmã Kia oferecem sete modelos híbridos, enquanto a Ford e a Lincoln, seis. A Stellantis oferece apenas três, e a única entrada da GM, que será lançada ainda este ano, é uma versão híbrida do carro esportivo Chevrolet Corvette.