Evento reuniu quase 200 lideranças do setor automotivo no Cinemark e apresentou pesquisa inédita e insights exclusivos sobre os caminhos da eletrificação no país
Um seleto grupo de 196 líderes do ecossistema automotivo e da mobilidade se reuniu no Up Next Eletrificados 2024, evento exclusivo que ocorreu na sexta-feira, 24, no Cinemark do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo (SP).
Organizado pela Automotive Business, o encontro teve como objetivo principal debater os rumos e desafios da mobilidade eletrificada no Brasil, trazendo à tona insights exclusivos e pesquisa inédita sobre o tema.
VEJA MAIS:– Carro elétrico é ineficiente para o Brasil, avaliam executivos
– AB reúne mais de 50 lideranças em debate sobre cenários para veículos elétricos no Brasil
– Eletrificação não será possível nos prazos esperados, apontam executivos
A abertura do evento foi realizada por Paula Braga, CEO da Automotive Business, que destacou a importância da eletrificação para o futuro sustentável do setor e a necessidade de um evento como este para o segmento.
“Este encontro é a etapa final de uma jornada que começou em dezembro de 2023, quando iniciamos a pesquisa Up Next – Eletrificados com quase 900 lideranças, para entender a expectativa de quem trabalha no ecossistema automotivo e da mobilidade sobre a transição energética. Esses insights nos fizeram refletir sobre a necessidade de preparar o Up Next para vocês, a fim de debatermos tema tão relevante para a nossa indústria”, destacou a executiva.
Em seguida, a editora-chefe da Automotive Business, Giovanna Riato, apresentou ao lado de Cristiano Doria, sócio-diretor da Roland Berger, a mais recente edição da pesquisa Up Next Eletrificados, realizada pelas duas empresas.
Roberto Braun, diretor de comunicação e ESG da Toyota do Brasil, e Carlos Lopes, CEO da Arval, se juntaram aos dois e proporcionaram discussão abrangente sobre os cenários possíveis sobre o processo de eletrificação em nosso país.
“Essa nova edição da pesquisa aponta, com precisão, as trilhas e tendências que o Brasil irá seguir no processo de eletrificação de sua frota. É absolutamente completa e não apenas indica caminhos para as grandes montadoras, mas também para sistemistas de todos os portes. É um documento que abrange toda a cadeia e que, certamente, beneficiará o ponto fundamental desta equação: o consumidor final”, frisou Giovanna Riato.
Segundo o levantamento, ainda há descrença sobre a tecnologia para o mercado local. De acordo com lideranças de empresas automotivas e da mobilidade, a solução é ineficiente para o país.
Up Next 2024: lideranças de peso debatem a mobilidade eletrificada no Brasil
Letícia Costa, sócia da Prada Assessoria, abordou a criação de estratégias para a era da mobilidade eletrificada. Algo extremamente difícil. Não à toa que, em clima de cinema e pipoca, em confortável ambiente do Cinemark, pediu a clássica trilha de “Missão: Impossível” como introdução à palestra.
Tivemos na sequência painel que discutiu o papel das lideranças diante da inteligência artificial, com a participação de Maurício Mazza, partner industrial manufacturing leader da IBM Consulting, Thayza Tabisz, consultora especializada em inteligência artificial e ESG da Kearney, Ricardo Santana, sócio da Kpmg, e Carlos Bokor, principal analytics specialist seller da Amazon Web Services. A mediação foi de Marcus Celestino, gerente de audiência e comunidade da Automotive Business.
O cenário econômico na era das incertezas foi abordado por VanDyck Silveira, CEO da Humaitá Digital, que discutiu a reforma tributária e os indicadores econômicos frente à ascensão das novas tecnologias. Na sequência, Clóvis Antonicelli, regional president LA of electrified motion da Bosch, Ricardo Rodrigues, diretor de veículos comerciais e aftermarket da Continental e Marcelo Rezende, diretor de sistemas de baterias da BorgWarner, debateram o novo ecossistema automotivo, sob mediação de Bruno de Oliveira, repórter da Automotive Business.
A programação vespertina incluiu uma discussão sobre as novas tecnologias e o futuro do mercado de caminhões elétricos, com Paulo Moraes, vice-presidente de vendas e marketing da Scania, Alan Holzmann, diretor de estratégia e planejamento de produto – Caminhões da Volvo, Carlos Fraga, diretor de marketing e desenvolvimento de rede da Iveco e Fábio Ferraresi, diretor de desenvolvimento de negócios da Power Systems Research. O debate foi conduzido por Marcus Celestino.
Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, apresentou uma visão estratégica sobre o Mover – Mobilidade Verde e Inovação, projeto que promete redefinir o setor automotivo brasileiro. A mediação foi feita por Giovanna Riato e Bruno de Oliveira, garantindo uma discussão dinâmica e rica em insights.
“O Mover é um programa que mostra previsibilidade e dá grande importância à descarbonização, uma demanda que não é da indústria e nem do Estado, mas sim da sociedade”, afimou o executivo.
O Up Next 2024 também abordou os aprendizados sobre veículos elétricos no Brasil com Fernando Pfeiffer, diretor de estratégias de negócios EVs da 99, Alexandre Oliveira, diretor de vendas e desenvolvimento de rede da GWM Brasil, Laura Bozzari, head de marketing e planejamento estratégico da Enel X, e Henrique Lacerda, fleet & mobility manager do Mercado Livre. Fernando Miragaya, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business, foi o responsável pela mediação. Após o painel, Fernando Zilveti, sócio da Zilveti Advogados, discutiu a tributação e segurança jurídica na era dos veículos elétricos.
O evento foi concluído com uma discussão sobre como conduzir uma empresa automotiva na transição para a eletrificação, apresentada por Cássio Pagliarini, sócio da Bright Consulting, e André Oliveira, diretor de desenvolvimento do produto da Ford América do Sul, sob mediação de Giovanna Riato.
Up Next 2024 também serviu de plataforma de networking
Além do conteúdo de alto impacto, o Up Next – Eletrificados proporcionou uma rara oportunidade de networking entre os principais pensadores e responsáveis pelo avanço da eletrificação no Brasil. Os participantes puderam trocar ideias e experiências, fortalecendo a colaboração entre as diversas partes interessadas no desenvolvimento sustentável do setor automotivo.
O evento reafirmou a importância de estar preparado para navegar as transformações tecnológicas e econômicas que vêm com a eletrificação, oferecendo uma plataforma crucial para debate e desenvolvimento de estratégias que moldarão o futuro da mobilidade no Brasil.
“O networking, aqui no Up Next, foi muito interessante. Deu para notar que os participantes, além dos debates sobre eletrificação, abraçaram o ambiente do Cinemark, o clima de cinema, as trilhas de filmes clássicos, a pipoca. Tudo isso criou um ambiente aconchegante e, principalmente, seguro para que as principais e os principais players do setor pudessem discutir à vontade sobre os rumos da eletrificação no país”, salientou Paula Braga.
“Esperamos que o mesmo ocorra, mais uma vez, na próxima edição do #ABX, outro de nossos eventos, que aborda todos os nichos do ecossistema e ocorre em 30 de setembro, no São Paulo Expo”, completou a executiva da Automotive Business.