União Europeia vai implementar legislação para indústria zero emissão

Presidente da Comissão Europeia destacou que serão estabelecidos objetivos claros de tecnologia limpa para 2030

Redacao AB

Redacao AB

Presidente da Comissão Europeia destacou que serão estabelecidos objetivos claros de tecnologia limpa para 2030

Imagem de Destaque

Para ser zero emissão até 2050, a União Europeia pretende acelerar seus planos para descarbonização da mobilidade e da indústria. Durante a conferência de Davos, na terça-feira, 17, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen afirmou que vai preparar um plano industrial para investir em tecnologia verde e energia renovável.

Segundo a mandatária, a iniciativa vai estabelecer objetivos claros para tecnologia limpa até 2030 no bloco econômico.

Indústria zero emissão dentro do orçamento

“O objetivo será concentrar o investimento em projetos estratégicos ao longo de toda a cadeia de abastecimento, direcionar investimentos em estratégias e projetos em toda a cadeia de abastecimento”, disse. “A médio prazo, iremos preparar um Fundo Soberano Europeu, como parte da revisão intercalar do orçamento (de 2021 a 2027), no final deste ano”.

A União Europeia busca aumentar sua independência energética da Rússia, após sentir os impactos da guerra no leste europeu. No ano passado, o bloco definiu como meta a redução em 55% de suas emissões de CO2 nos próximos cinco anos e atingir a neutralidade de carbono até 2050, ano em que serão banidos os novos carros a combustão

União Europeia de olho na concorrência da China e EUA

Em seu discurso, Ursula ainda reforçou que o comércio internacional é essencial para atingir a neutralidade de carbono. No entanto, ela criticou a China por suas tentativas de atrair empresas de energia limpa europeias. 

“Não hesitaremos em abrir investigações se acreditarmos que nossa contratação pública ou outros mercados estão sendo distorcidos por tais subsídios”, alertou a presidente da Comissão Europeia.

A executiva mostrou preocupação ainda com a Lei de Redução da Inflação dos Estados Unidos. O pacote de medidas do governo de Joe Biden destina US$ 430 bilhões em reformas com foco na proteção do clima e na transição energética, o que inclui incentivos aos consumidores e grandes empresas americanas de energia renovável e montadoras de carros elétricos.