Ford está em fase final de negociação com dois investidores interessados na planta de Horizonte (CE), segundo jornal cearense
O fim do jipe Troller T4 agora já tem data marcada. Em e-mail enviado pela Ford nesta segunda-feira, dia 9, aos funcionários da fábrica de Horizonte (CE), a empresa anunciou que a produção do modelo será encerrada até o final de setembro.
Embora o jipe deixe de ser produzido, a fábrica cearense ainda ficará em funcionamento por um pouco mais de tempo. “A produção de peças terá continuidade até o final do mês de novembro, com o objetivo de garantir a disponibilidade de peças para clientes da Troller”, informava o e-mail.
Apesar de triste, a notícia já era esperada pelos trabalhadores desde que a Ford anunciou em janeiro o fim da sua produção no Brasil, incluindo a da Troller, marca brasileira que pertence à montadora americana. Na época, a Ford disse que a fabricação dos jipes seria mantida até o fim do ano e que tentaria buscar um comprador para a operação.
A boa notícia é que o desfecho dessa história pode ser positivo e mais rápido do que se esperava. Uma reportagem do jornal cearense Diário do Nordeste afirmou também nesta segunda-feira que a fábrica já está em processo final de ser vendida.
“Com as negociações avançadas entre a Ford e os possíveis investidores, a venda da fábrica da Troller no Ceará tem tudo para se concretizar em breve”, afirma o texto. “Na atual fase do processo, a montadora executa uma criteriosa análise jurídica junto à matriz norte-americana, após a qual deve ser batido o martelo sobre a venda.”
Ainda de acordo com a matéria, estão na disputa para comprar a unidade fabril dois investidores, que seriam empresas brasileiras e de fora do setor automotivo. “Há a expectativa de que o futuro dono da montadora agregue valor ao projeto, com a injeção de novos investimentos para modernizar a fábrica e diversificar o portfólio da marca, inclusive com veículos elétricos no radar”, garante o texto do jornal.
Única marca nacional de carros ainda em atividade, a Troller produz no Ceará desde 1995 e foi comprada pela Ford em 2006. Sua fábrica emprega 477 trabalhadores diretos, cuja demissão ainda não foi negociada. “Já entregamos uma carta ao nosso sindicato, que foi convidado para o início das negociações nesta terça-feira, 10 de agosto. Nenhum desligamento está sendo realizado neste momento e nossa intenção é chegar a um acordo justo e viável, assegurando que a relação de trabalho com a Troller seja encerrada de maneira adequada, garantido a todos os nossos empregados que seus direitos serão respeitados”, informou o e-mail da Ford para os funcionários.
E-mail da Ford comunicando o fim da produção aos funcionários da Troller