Transações de carros usados batem recorde de 2023

Dados da Fenabrave indicam crescimento nas vendas acima do registrado no ano passado

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Dados da Fenabrave indicam crescimento nas vendas acima do registrado no ano passado

Imagem de Destaque

As transações de carros usados atingiram em agosto o maior volume do ano até o momento. Segundo dados divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), um total de 1.372.783 veículos trocaram de titularidade no mês passado.

“Apesar de o mercado de novos ter dado sinais de desaceleração após o fim dos descontos tributários patrocinados, as vendas de veículos usados tiveram bom desempenho em agosto”, afirmou Andreta Jr., presidente da Fenabrave.


VEJA MAIS:– Vendas de veículos caem em relação a julho, mas seguem em alta no acumulado– Fenabrave cobra previsibilidade do governo após fim de incentivos


As transações de automóveis de passeio e comerciais leves somaram 1.017.979 unidades, alta de 12,4% sobre julho de 2023 e de 5,1% em relação a agosto de 2022.

No resultado acumulado, o crescimento foi ligeiramente maior: 5,3%. Os carros seminovos (ou seja, com até três anos de fabricação) responderam por 10,9% do total de transações em agosto e 9,7% dos números no acumulado.

Caminhões e motos também apresentam altas

Já o mercado de caminhões interrompeu a sequência de quedas registradas em junho e julho, com  crescimento de 14,3% frente ao mês anterior. Porém, a comparação com agosto de 2022 ainda registra recuo de 5,7%, enquanto no acumulado o declínio é de 1%.

A venda de ônibus teve alta de 18,3% em agosto frente ao mês anterior. Comparando com agosto do ano passado, a queda é de 1,9%, com retração de 0,8% no ano.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Por fim, as motocicletas usadas tiveram alta de 13,9% no oitavo mês de 2023, em relação a julho deste ano. No acumulado, o segmento apresenta crescimento de 1,2%.