Toyota vai transferir sede de São Bernardo para Sorocaba

Lançamento em 2015 do projeto de revitalização da Toyota em São Bernardo (esq.), que incluiu a construção de novo prédio administrativo, escritório de design (centro) e centro de visitas: área será vendida ou alugada

Redacao AB

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Lançamento em 2015 do projeto de revitalização da Toyota em São Bernardo (esq.), que incluiu a construção de novo prédio administrativo, escritório de design (centro) e centro de visitas: área será vendida ou alugada

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Cinco anos após lançar o projeto São Bernardo Reborn para revitalizar sua sede brasileira dentro da mais antiga fábrica do grupo fora do Japão, a Toyota decidiu desmobilizar parte do investimento feito e confirmou que em 2021 irá transferir para Sorocaba (SP) todas as áreas administrativas hoje instaladas no ABC paulista. Os novos prédios inaugurados a partir de 2015 para abrigar as presidências e toda a diretoria da empresa no Brasil e na América Latina, os departamentos de administração geral, engenharia, compras, pesquisa e desenvolvimento, design e centro de visitas serão desativados e separados da fábrica, para serem vendidos ou alugados, segundo informou a montadora. A empresa garantiu que área de produção de componentes seguirá operando sem alterações, no mesmo local.
A mudança será feita gradualmente ao longo do primeiro semestre de 2021, conforme foi comunicado aos funcionários na sexta-feira, 18. Segundo a Toyota, a transferência da sede administrativa para dentro da área de sua maior fábrica no País, em Sorocaba – onde são produzidas as linhas Etios e Yaris e um novo SUV está programado para o ano que vem –, tornará suas operações mais eficientes, ficando mais próximas de suas outras duas outras unidades produtivas, em Porto Feliz, onde produz motores, e Indaiatuba, que faz o Corolla.
A planta de São Bernardo do Campo, inaugurada em 1962, seguirá produzindo bielas e virabrequins para os carros da marca feitos no Brasil, na Argentina e também nos Estados Unidos. A expansão dessa área, em 2015, recebeu a maior parte dos investimentos de R$ 70 milhões aplicados no projeto São Bernardo Reborn. Antes disso, em 2006, a forjaria havia recebido aportes de US$ 42 milhões para iniciar exportações de componentes para os Corolla e Camry fabricados pela empresa nos EUA.
Durante quase 40 anos, a fábrica da Toyota em São Bernardo produziu um único veículo, o icônico utilitário 4×4 Bandeirante, que teve a produção encerrada em 2001, após 103,7 mil unidades fabricadas. A memória da história da montadora japonesa no Brasil era abrigada no Centro de Visitas da planta no ABC, que será desativado e suas atividades deverão ser incorporadas em espaço similar mantido em Sorocaba.