Mudança de estratégia é uma das diretrizes do novo CEO da marca japonesa
A Toyota pretende lançar 10 carros elétricos até 2026. A medida é reflexo direto da gestão de Koji Sato, que desde o primeiro dia de abril é o CEO da maior fabricante de automóveis do planeta.
A decisão representa uma mudança drástica na estratégia de uma empresa resistente aos veículos movidos a eletricidade. Até então, a Toyota investia em fontes alternativas de propulsão, sobretudo híbridos e até veículos movidos a célula combustível de hidrogênio, como o Mirai – que no Brasil participará de um estudo relacionado à geração de hidrogênio por meio do etanol.
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O planejamento da Toyota é bastante ousado para os padrões de uma empresa que, atualmente, só oferece três carros elétricos nas marcas Toyota e Lexus. As vendas são proporcionais à oferta de modelos: a média não passa de 25 mil unidades por ano no mundo.
Sato projeta um crescimento expressivo ao chegar a 1,5 milhão de unidades comercializadas por ano após a chegada dos 10 lançamentos. A própria fabricante não esconde que a meta é superar a Tesla.
Carros mais eficientes e empolgantes
Hiroki Nakajima, diretor de tecnologia da Toyota, garantiu que os futuros carros elétricos da marca serão “muito diferentes” dos veículos existentes hoje.
“A nova geração de veículos elétricos terá o dobro do alcance dos modelos atuais com o uso de baterias muito mais eficientes. Além disso, vamos oferecer design e desempenho dignos de fazer os corações baterem mais rápido”, disse o executivo.
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Para cumprir o planejamento estabelecido, a montadora dedicará atenção especial à eletromobilidade. Uma equipe será montada para realizar todas as etapas do projeto, desde o desenvolvimento até a produção e administração do negócio.
Ao mesmo tempo, Sato pretende reduzir o número de processo de produção pela metade. Isso deve resultar em maior eficiência nas linhas de produção. Além disso, a montadora espera trabalhar junto aos seus fornecedores para produzir peças de maior qualidade a preços mais baixos.