Com a expansão da unidade, capacidade produtiva anual da unidade será 50% maior do que a atual
A reestruturação das linhas produtivas da Toyota começou na quinta-feira, 31, quando a montadora lançou a pedra fundamental de uma nova unidade dentro do complexo industrial que mantém em Sorocaba (SP).
Com o marco, a montadora também coloca uma pedra, nesse caso, final, na unidade de Indaiatuba (SP).
É de lá que vem parte do equipamento que vai ser parte integrante de um novo momento da fabricante. Unificar sua produção de veículos em Sorocaba proporcionará eficiência e redução de custos.
A mudança é um dos primeiros movimentos da empresa financiados pelo ciclo de investimento de R$ 11 bilhões até 2030.
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Os próximos movimentos tratam da produção de dois novos modelos, já anunciados pela companhia.
O que teve um nível maior de detalhes revelado pela Toyota foi o SUV compacto híbrido flex, que será produzido nas linhas atuais de Sorocaba, e cujo nome segue oculto por trás do biombo corporativo, assim como as informações sobre o segundo modelo inédito.
“Essa nova fábrica representa a expansão das nossas exportações, das nossas vendas internas e, também, a criação de mais de 2 mil novos empregos”, disse Rafael Chang, CEO da companhia na América Latina.
As obras de expansão, que já começaram, ocupam uma área de 400 mil metros quadrados. A nova fábrica aumentará em 100 mil carros a capacidade produtiva anual do complexo, 50% a mais do que a capacidade atual. Serão contratados para operar ali um novo quadro formado por 500 funcionários.
O empreendimento de expansão também contempla a construção de um novo centro logístico de peças, o qual vai movimentar, por mês, 1,1 milhão de componentes. O encerramento das obras está previsto para ocorrer até o fim de 2026.