Toyota prepara baterias para carros elétricos com quase 1.500 km de alcance

Montadora japonesa revela plano de eletrificação que prevê peças mais baratas de produzir e com autonomias maiores

Redacao AB

Redacao AB

Montadora japonesa revela plano de eletrificação que prevê peças mais baratas de produzir e com autonomias maiores

Imagem de Destaque

Dirigir um carro elétrico de São Paulo (SP) até Porto Seguro, no sul da Bahia sem precisar parar para recarregar. Esse é o objetivo da Toyota com o novo conceito de baterias que a montadora desenvolve para EVs, revelado durante um workshop da marca realizado no Japão sob o tema “Vamos mudar o futuro dos carros”, em tradução livre. 

Uma das fabricantes mais pressionadas pela demora em ações de transição energética, a Toyota resolveu abrir mais o jogo. A montadora japonesa revelou detalhes do seu plano de eletrificação, que inclui o desenvolvimento de baterias para veículos elétricos com promessa de menor custo e alcances que chegarão perto de 1.500 km até 2028.

Baterias gradativamente com mais alcance

Em um cronograma gradativo, a nova geração de baterias de lítio que a Toyota pretende lançar até 2026 garantirão mais de 900 km de autonomia. Depois, a ideia é ter as peças de fosfato de ferro e lítio bipolar até 2028 mais baratas, com redução pela metade no custo de produção.


VEJA MAIS:
– CEO da Toyota prioriza veículos elétricos em nova estratégia
– Toyota faz novo investimento em Sorocaba


A meta, então, é chegar entre 2027 e 2028 com uma bateria de estado sólido e aumento de 20% no alcance em relação à de lítio. Depois de 2028, esta mesma bateria será aperfeiçoada para chegar a uma autonomia de 900 milhas ou mais – algo próximo a 1.500 km.

O plano de produção de baterias acompanha as metas de eletrificação recentemente anunciadas pela Toyota. A marca pretende vender 3,5 milhões de veículos elétricos por ano até 2030 (o que inclui Lexus e Daihatsu). Quase metade desses EVS, 1,7 milhão, serão carros novos.

Opções de baterias para todos os carros elétricos

A fabricante fez até um recorte de suas projeções. Dentro dos 3,5 milhões de EVs/ano, quase 1 milhão serão SUVs e crossovers compactos e médios. Outros 360 mil serão sedãs e hatches pequenos, enquanto o restante será composto por modelos de passeio maiores e minivans.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


“Estamos determinados em ser o líder mundial em baterias. Vamos precisar de várias opções de baterias, assim como temos diferentes variações de motores. É importante tornar essas baterias compatíveis com qualquer tipo de modelo”, adiantou o diretor de tecnologia da Toyota, Hiroki Nakajima.