Porsche e Ferrari também tiveram crescimento robusto em levantamento da Interbrand
Toyota, BMW e Mercedes-Benz são as fabricantes de automóveis presentes no top 10 das marcas mais valiosas do mundo, segundo a consultoria Interbrand.
A Toyota, maior montadora de carros do planeta, ocupa o sexto lugar, um posto acima da Mercedes-Benz. No caso da BMW, esta é a primeira vez que a empresa figura entre as dez primeiras marcas mais valiosas do mundo.
Outras montadoras, como Hyundai (32ª posição), Porsche (47º lugar) e Ferrari (70º lugar), também atingiram taxa de crescimento de dois dígitos. Estas empresas, inclusive, foram três das cinco marcas com crescimento mais rápido entre todas do ranking.
A Tesla se manteve no 12º lugar, mas apresentou a menor taxa de crescimento entre todas as marcas de automóveis.
Cenário geral é de estagnação
No geral, porém, a taxa de crescimento na valorização de várias montadoras começa a apresentar estagnação em relação a 2022, quando o setor ainda vivia um momento de leve ascensão.
A falta de inovação, o enfraquecimento nas lideranças e as perspectivas pessimistas para o setor automotivo estão entre as principais causas dessa estagnação. A consultoria afirma que esse movimento é consequência da decisão de várias marcas em atuar exclusivamente em um setor.
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“Após alguns anos de forte crescimento, estamos entrando em um período de estagnação, com os dados deste ano mostrando um crescimento moderado no valor médio das marcas de automóveis entre as maiores do mundo”, afirmou Gonzalo Brujo, CEO global da Interbrand.
“Vários negócios passaram por alta nos valores de marcas. Empresas como Airbnb, Lego e Nike transcenderam suas categorias e desempenharam um papel mais significativo e expressivo na sociedade, e especialmente na vida dos consumidores”, exemplificou.
Investir em novos setores é chave para prosperar
Brujo afirmou que existe uma necessidade de melhorar a administração das marcas para conduzir os investimentos futuros e sustentar o crescimento além dos setores tradicionais nos quais elas atuam.
“Aqueles que conseguirem posicionar suas marcas diante de novos públicos em potencial vão colher os frutos por meio de um crescimento sustentável”, ponderou o CEO.
Manfredi Ricca, diretor global de estratégia da Interbrand, endossou o discurso de Brujo citando o exemplo de uma das gigantes da indústria global.
“Uma marca como a Apple não pode se dar ao luxo de se limitar a um setor. Ela compete em diversas áreas, ajuda seus clientes a se conectarem (por meio do iPhone), mas também prospera em outros setores (o Apple Watch é posicionado como um item que ajuda sua saúde)”.