Anúncio surge um dia após governo revelar incentivos à produção de carros eletrificados
A Toyota do Brasil anunciou na quinta-feira, 31, que realizará um investimento de R$ 50 milhões na fábrica de Indaiatuba (SP). O aporte será destinado para “aprimorar a operação na unidade da marca localizada no interior paulista para reestilização de meia vida” do Corolla.
A geração atual do sedã estreou no país no fim de 2019 e, portanto, já se aproxima do fim do prazo para a renovação de metade do ciclo de vida. Tradicionalmente, as fabricantes costumam realizar mudanças em projetos após o quarto ano de mercado.
Não por acaso, a informação foi revelada apenas um dia após o governo paulista anunciar um pacote de incentivos à produção de veículos eletrificados.
Atualmente, a Toyota é a única montadora que fabrica carros com algum tipo de eletrificação em São Paulo. São dois modelos feitos no estado: as versões híbridas do Corolla sedã, em Indaiatuba, e o Corolla Cross, em Sorocaba.
Fábrica surgiu para produzir Corolla
De acordo com a montadora, o projeto será iniciado neste ano e “contempla a aquisição de novas tecnologias na linha de montagem da unidade”.
“Seguimos firmes em nossa estratégia de oferecer um veículo competitivo e atrativo aos nossos clientes de toda a América Latina. Há mais de 20 anos, nossa planta em Indaiatuba demonstra sua capacidade para gerar negócios de forma bem-sucedida”, afirmou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, em comunicado.
Inaugurada em setembro de 1998, a fábrica de Indaiatuba foi aberta para produzir o Corolla sedã para abastecer o Brasil e outros mercados da América Latina.
Em 2018, a Toyota investiu R$ 1 bilhão na modernização da planta para a produção da 12ª (e atual) geração do sedã. O local recebeu melhorias para fabricar a nova plataforma TNGA, que incluía tecnologias de eletrificação na versão híbrida do sedã.