Bons resultados na Ásia e América do Norte fizeram empresa aumentar produção global em 5%
A Toyota Motor Corp fechou o terceiro ano consecutivo como líder de vendas no mundo. A empresa negociou 10,5 milhões de veículos em 2022, sendo que as vendas globais do grupo cresceram 0,1%.
Logo atrás surge o Grupo Volkswagen, que entregou 8,3 milhões de carros no ano passado. O resultado, que foi o pior da empresa em uma década, foi influenciado pelos novos lockdowns na China por conta do coronavírus e pela guerra na Ucrânia.
Esses fatores, porém, também prejudicaram o desempenho da Toyota – ainda que em menor escala. De acordo com a fabricante, a alta na demanda no mercado asiático e o aumento da capacidade produtiva e a otimização de processos na Ásia e na América do Norte foram decisivos para aumentar a produção global em 5% no ano de 2022.
É importante lembrar que os resultados acabaram sendo melhores do que o esperado pela própria empresa. Em novembro, a Toyota havia revisado sua projeção anual para o ano fiscal atual (que se encerra em março) de 9,2 milhões para 9,7 milhões de unidades vendidas.