Meta é criar solução para acelerar neutralização de emissões de CO2 em veículos comerciais
As empresas japonesas Isuzu Motors, Denso, Toyota, Hino Motors e a Commercial Japan Partnership Technologies (CJPT) revelaram que estão desenvolvendo motores a hidrogênio para veículos pesados. O objetivo é usar motores de combustão interna como base para o projeto e como opções “para atingir a neutralidade de carbono”.
“Em busca de neutralizar a pegada de carbono, estamos desenvolvendo várias opções de trens de força para atender às necessidades dos clientes. Isso inclui motorizações híbridas, elétricas e de células de combustível, de acordo com as diferentes condições energéticas disponíveis nos países e com distintas aplicações”, declararam as empresas em comunicado oficial conjunto.
Toyota já faz testes com motores a hidrogênio
“Motores a hidrogênio surgem como uma opção importante. Um Toyota Corolla movido a hidrogênio participa da Super Taikyu Series (categoria de automobilismo do Japão) desde maio de 2021 e ajuda no desenvolvimento da tecnologia. Além disso, esforços para a popularização deste tipo de combustível estão em ascensão, incluindo medidas como o aumento no número de parceiros envolvidos na produção, transporte e no uso de hidrogênio”, diz o documento.
As empresas ainda afirmaram que a redução de emissões de CO2 nos setores de transportes e logística consistem em um problema social. Segundo as companhias, essa questão “precisa ser resolvida com a colaboração de parceiros que compartilham uma visão em comum em relação a uma vida com neutralidade de carbono”. O comunicado ainda acrescenta: “Acreditamos que os motores a hidrogênio são uma solução para este problema e pretendemos aproveitar a tecnologia, além de estudar o potencial dos motores a hidrogênio em veículos comerciais pesados.”