Compacto ainda é feito para exportação em Sorocaba e montadora diz que fabricação segue normal
Para abrir espaço na linha de montagem para seu futuro SUV compacto, a Toyota vai cortar na lata. A montadora deixará de produzir a linha Etios em Sorocaba (SP) para exportação até o fim do ano e voltará atenções para seu futuro crossover baseado no Yaris Cross.
A informação foi dada pelo site “Motor 1 Argentina”. A montadora garante que o carro segue em linha (veja abaixo) na unidade paulista, mas o portal afirma que a oferta do compacto foi reduzida no país vizinho e que o modelo terá a produção encerrada até o fim deste ano.
O Etios ainda aparece no site argentino da Toyota. Lá, o modelo feito no Brasil é vendido nas configurações hatchback, sedã e furgão, chamada Aibo.
Além da Argentina, o Etios produzido por aqui abastece Paraguai e Peru. A região é a única a vender o compacto, que foi descontinuado no Brasil em 2021 e também no resto do mundo, inclusive na Índia, seu país de “origem”. Ao todo, mais de 220 mil unidades do Etios foram exportadas para a América do Sul desde 2013.
VEJA MAIS:
– Toyota lidera exportações no primeiro semestre de 2023
– Toyota traça plano para vender 3,5 milhões de carros elétricos a partir de 2030
Procurada, a Toyota diz que a fabricação do modelo segue normalmente. “A Toyota do Brasil informa que a nossa linha de Sorocaba continua a mesma. Seguimos com a produção do Etios (para exportação), Yaris e Corolla Cross; atendendo os mercados nacional e regional”, afirma a montadora em nota.
Novo SUV compacto terá conjunto híbrido-flex
O futuro crossover compacto da marca japonesa no Brasil já está em desenvolvimento. O modelo será produzido em Sorocaba, parte de um investimento de R$ 1,7 bilhão revelado em abril.
Baseado no recentemente revelado Yaris Cross tailandês, o novo SUV é um pouco maior que um Fiat Pulse e ficará posicionado abaixo do Corolla Cross. Será feito sobre a arquitetura DNGA, de origem Daihatsu (versão de baixo custo da plataforma TNGA).
– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo
No mercado brasileiro, o SUV da Toyota, terá versões puramente a combustão, além de variantes híbrido-flex, combinando o motor 1.5 do Yaris atual com outro elétrico. O lançamento deve ocorrer no primeiro semestre de 2024.
Depois, a marca ainda pretende lançar um crossover de entrada derivado do Toyota Raize/Daihatsu Rocky. Este ficaria abaixo do Yaris Cross e substituiria a linha Yaris (hatch e sedã) a partir de 2025.