Toyota corre para diversificar oferta de veículos no país

SUV compacto híbrido e possível picape marcam nova fase da montadora na região

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

SUV compacto híbrido e possível picape marcam nova fase da montadora na região

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A Toyota deixou para trás o perfil que a consolidou no mercado brasileiro: poucos modelos para uma base fiel de consumidores. Com as mudanças dos tempos, a empresa agora corre para ampliar sua oferta de veículos e, assim, defender sua participação no mercado doméstico ante a concorrência.

Esse movimento não é novo. As demais montadoras instaladas no país já implementam esse tipo de planejamento há algum tempo. Após a chegada massiva dos modelos SUVs, surgiram picapes médias compactas, cupês e outros veículos que contribuíram para a criação de novos segmentos.


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O que chama atenção no caso da Toyota, sempre mais conservadora e menos apressada diante das transformações do mercado, é que agora a empresa parece estar com mais urgência em seu próprio processo de transformação.

Investimento para novos motores e modelos

Com o anúncio de um investimento de R$ 11 bilhões, a ser realizado até o final de 2030, a montadora destinará R$ 5 bilhões até 2026 para construir um novo motor híbrido flex na fábrica de Porto Feliz (SP), cuja produção se iniciará em 2025.

Além disso, será produzido um modelo inédito e um SUV compacto na nova unidade de Sorocaba (SP).

Para os padrões da montadora japonesa, trata-se de uma série de iniciativas em um curto período.

De acordo com Evandro Maggio, CEO da operação brasileira da companhia, essa rapidez é necessária para manter os clientes dentro da gama de produtos oferecida pela Toyota.

Essa ideia de retenção de clientes não é nova para a montadora, que sempre facilitou aos seus consumidores a troca de um veículo da marca por outro similar e mais novo.

No entanto, desta vez, esse mesmo cliente poderia ser atraído por modelos de segmentos nos quais a Toyota ainda não possui representantes.

Cliente Toyota quer alternativas de carrocerias

“A Toyota tem uma característica peculiar, que é a permanência do cliente no ciclo de vida do produto. E, hoje, o que vemos é que ele quer alternativas, buscando outros modelos de carrocerias. Queremos expandir e precisamos estender a nossa gama de ofertas”, disse Maggio na quinta-feira, 31.

Nesse sentido, a montadora planeja oferecer o SUV compacto híbrido flex, que será produzido na linha atual de Sorocaba, e mais um modelo inédito, possivelmente uma picape média compacta.

Maggio informou que esse novo modelo, inclusive, usará uma plataforma distinta do SUV compacto e poderá ser equipado com um motor que a montadora ainda não possui em seu portfólio local.

Em relação ao motor híbrido flex inédito que equipará o SUV compacto, a Toyota explicou que ele será montado em Porto Feliz – com componentes do sistema híbrido inicialmente importados – e transportado para Sorocaba já em 2025.

Esse fluxo poderá mudar, pois a nova unidade produtiva de Sorocaba contempla uma área para montagem de baterias.

A Toyota não só ampliará sua capacidade produtiva, como também expandirá a base de fornecedores que mantêm produção nos arredores da unidade.

A expansão da capacidade para 100 mil unidades/ano incentivará contratações na cadeia – 10 mil postos, segundo a Toyota – e mais 2 mil funcionários para a fabricante, que hoje conta com pouco mais de 3,8 mil trabalhadores em Sorocaba, em três turnos.