Toyota compra Panasonic e empresa que produz baterias de carros elétricos

Montadora terá controle total da Primearth a partir de março

Redacao AB

Redacao AB

Montadora terá controle total da Primearth a partir de março

Imagem de Destaque

A Toyota adquiriu o controle da Panasonic, parceira de longa data da montadora, como forma de se preparar para ampliar a produção de carros elétricos.

A transação prevê que a fabricante se torne dona da Primearth EV Energy, joint venture estabelecida em 1996 pela própria Toyota em conjunto com a Panasonic.


VEJA MAIS:

– Com novo investimento, Toyota foca produção em Sorocaba e fecha fábrica de Indaiatuba 

– Alckmin revela investimento da Toyota de R$ 11 bilhões no Brasil


Com o acordo, a Toyota poderá ter maior flexibilidade nas decisões relacionadas à produção, custos e tecnologias da empresa.

A Primearth foi criada em 1996 como uma joint venture na divisão de 40% do controle para a Toyota e 60% para a Panasonic. Até então, a empresa se concentrava apenas no fornecimento de baterias para carros híbridos.

Fábrica de baterias de carros elétricos abre em 2026

A aquisição acontece em um momento no qual a Primearth, uma das mais antigas fornecedoras de baterias para veículos híbridos como o Toyota Prius, se prepara para iniciar a produção de baterias para carros elétricos no Japão.

A partir de 2026, a companhia iniciará a fabricação de baterias para carros elétricos em sua nova fábrica em Shizuoka, cidade que fica entre Nagóia e Tóquio.

A nova fábrica será inaugurada neste ano e inicialmente produzirá baterias de carros híbridos, passando para baterias de carros híbridos plug-in e posteriormente carros elétricos.

“Nossa intenção é que a Primearth seja responsável pela produção de baterias para uma ampla gama de veículos elétricos”, afirmou um porta-voz da Toyota.

O controle acionário da joint venture foi se modificando ao longo dos anos. Em 2006, uma década após a fundação da empresa, a Toyota inverteu o jogo e passou a deter 60% das ações, com a Panasonic assumindo os 40% restantes. Quatro anos depois, a montadora ampliou seu controle para 80,5%, e agora assumiu o controle total da Primearth.

Acordo com Panasonic deverá ser finalizado em março 

Vale lembrar que a Toyota ainda possui outro acordo de joint-venture com a Panasonic na empresa Prime Planet Energy. Neste caso, a Toyota possui 51% das ações, enquanto a Panasonic fica com os 49% restantes.

A empresa fornece baterias para os carros elétricos da Toyota. Além dela, CATL, BYD e LG também são fornecedoras da montadora japonesa.

Segundo a Toyota, a compra das ações da Panasonic na Primearth deverá ser concluída até o fim de março. Valores não foram divulgados e a Toyota estuda rebatizar a Primearth.