Em menos de 12 meses, montadora dobrou sua produção com a inauguração das plantas de Berlim e Texas
A Tesla planeja expandir sua Gigafactory de Xangai e torná-la “o maior hub de exportação de veículos do mundo”. A informação é da agência de notícias Reuters, que conseguiu acesso a uma carta da montadora ao governo local. Nesse documento, a Tesla agradece às autoridades pela ajuda com a reabertura da fábrica e também delineia seus planos de expansão.
A fábrica de Xangai reabriu em 19 de abril após ficar 22 dias parada devido ao novo lockdown causado pelo aumento nos casos de covid-19. Na carta, a Tesla agradece ao governo da Área Especial de Lingang por providenciar ônibus para transportar os 6 mil trabalhadores e também por realizar o serviço de desinfecção necessário.
Quanto ao plano de expansão, o documento afirma que a montadora pretende aumentar em 450 mil unidades a capacidade anual da fábrica, que, em 2021, produziu 484.100 veículos. Ou seja: a produção deve ser dobrada. Já era especulado que a Tesla pretendia usar o terreno próximo à fábrica para fazer uma expansão, mas agora o mercado tem uma confirmação, embora nenhum prazo para as obras tenha sido fornecido.
A Tesla atingiu a capacidade de produção de 1 milhão de carros por ano em 2021. Neste ano, já inaugurou a fábrica de Berlim e a do Texas, ambas projetadas para atingirem uma produção anual de cerca de 500 mil veículos. É um salto de 100% de crescimento em menos de um ano, e que deve ser expandido ainda para mais longe com a ampliação da planta de Xangai.
Com isso, a Tesla deve se manter isolada na liderança do mercado de elétricos.