Tesla produz menos que o esperado no terceiro trimestre

Mercado estimava 460 mil unidades e fabricante norte-americana entregou 430 mil elétricos

Ana Paula Machado

Ana Paula Machado

Mercado estimava 460 mil unidades e fabricante norte-americana entregou 430 mil elétricos

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A Tesla reduziu o seu ritmo de produção no terceiro trimestre. A companhia fabricou 430,4 mil veículos no período, um volume menor do que o visto de abril a junho, de 479,7 mil unidades. A produção foi bem menor que a estimativa do mercado, de cerca de 460 mil carros. 

Segundo a companhia, a quebra da cadência de produção ocorreu em função de paradas programadas das linhas de montagem para atualização das fábricas. 

A empresa, no entanto, informou que a estimativa de volume produzido neste ano, de 1,8 milhão de veículos, permanece “inalterada”. No acumulado, a companhia já produziu 1,35 milhão de unidades. No quarto trimestre de 2022, segundo a Tesla, foram montados 439 mil carros. 


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Para Fernando Trujillo, da S&P Global, o volume estimado pela companhia pode ser alcançado com a produção maior na fábrica europeia, terceiro mercado para a Tesla. A expectativa é de que somente na Europa sejam fabricados 201 mil veículos. Por lá, a capacidade instalada é de 355 mil unidades. 

“A nossa expectativa para a produção de veículos da Tesla este ano é de 1,89 milhão de unidades. A demanda pelos Tesla continua alta, principalmente com a redução de preços ao longo de 2022 e 2023 para o Model 3 e o Model Y em vários países. Isso evitou a concorrência com outros players, principalmente na China e nos EUA”, disse Trujillo. 

Vendas de elétricos disparam no mundo

Em relatório, a consultoria Canalys afirmou que a implementação de novos subsídios para compra de veículos elétricos nos Estados Unidos impactou de forma diferente as fabricantes. 

“Embora a Tesla continue a ser uma força dominante no mercado de veículos elétricos dos EUA em 2023, há uma procura crescente por uma gama mais ampla de opções desses carros para satisfazer o crescente interesse do consumidor”, informou o relatório. 

Dados da consultoria apontam que as vendas mundiais de veículos elétricos cresceram 49%, para 6,2 milhões de unidades no primeiro semestre de 2023. Esses modelos já representam 16% do mercado global de veículos leves. No mesmo período do ano passado, os carros elétricos tinham 12,4% de fatia nos licenciamentos.

“O primeiro semestre de 2023 assistiu a um forte crescimento, refletindo o aumento da popularidade desses modelos”, diz o relatório. 

China segue liderando o mercado

Segundo a consultoria, a China foi de longe o maior mercado de elétricos, com 55% das vendas globais, total de 3,4 milhões de unidades. Isso representa 31% de todos os emplacamentos de veículos leves na região.

“A taxa de crescimento da China no primeiro semestre de 2023 foi de 43%, uma queda notável em relação aos extraordinários 118% vistos no primeiro semestre de 2022. O fim do esquema de apoio a veículos elétricos da China causou perturbações, incerteza e uma guerra de preços”, disse o analista principal da Canalys, Jason Low. 

Low acrescentou que nenhum modelo tem mais de 10% de participação de mercado.

“A BYD é a marca líder de veículos elétricos na China, mas a guerra de preços liderada pela Tesla tem sido um desafio para marcas menores”, acrescentou Low. Em comparação com os mercados externos, a China mantém um mercado altamente competitivo, que está à beira da consolidação e da remodelação. 


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“As guerras de preços fizeram com que mais fabricantes de automóveis se concentrassem na redução de custos, mas a ênfase excessiva na redução de custos pode levar à diminuição do investimento em novas tecnologias”, diz o relatório.

“Os automóveis passaram de produtos industriais maduros para produtos tecnológicos. Como resultado, as fabricantes de automóveis devem melhorar rapidamente as suas capacidades de software e hardware, estabelecer ecossistemas inteligentes relacionados com automóveis e cultivar novas culturas de marca e conceitos.” 

A Europa é o segundo maior mercado de veículos elétricos, com participação de 24% e 1,5 milhão de unidades vendidas. Na Europa, o crescimento foi de 34%, um salto em relação aos 9% registados no primeiro semestre de 2022. 

“Há uma boa procura por carros elétricos na Europa. A redução dos problemas da cadeia de abastecimento e o aumento das importações impulsionaram o crescimento. Esses modelos representam agora mais de 19% de todos os veículos vendidos na região”, disse o analista da Canalys, Ashwin Amberkar. 

Mais de 14 milhões de elétricos no mundo

Ele alertou para a entrada de várias marcas chinesas no mercado europeu, embora a líder de mercado ainda seja a Tesla. 

Já nos Estados Unidos, maior mercado para a Tesla, as vendas globais de veículos elétricos apresentaram uma participação de 13%, com 815 mil unidades. 

“À medida que o mundo avança em direção à sustentabilidade, o mercado de veículos elétricos deverá registar um crescimento significativo na segunda metade do ano. A Canalys estima que os elétricos representarão 18% do mercado total em 2023, com as vendas globais ultrapassando os 14 milhões de unidades, um aumento de 39% em relação a 2022”, informou a consultoria.