Tesla pode inaugurar segunda fábrica na China

Empresa nega rumores sobre a escolha da localidade, mas não os planos de construção

Victor Bianchin

Victor Bianchin

Empresa nega rumores sobre a escolha da localidade, mas não os planos de construção

Imagem de Destaque

Grace Tao, gerente de relações públicas da Tesla na China, divulgou ontem um comunicado à imprensa negando rumores de que a Tesla estaria prestes a começar a montar uma segunda fábrica na China. O anúncio veio após uma série de rumores de que a empresa estaria sondando a cidade de Qingdao para sua segunda “gigafactory” no país.

Este é o pronunciamento completo: “A Tesla está muito honrada em contribuir para o desenvolvimento da nova indústria de energia da China e irá continuar a aumentar seus investimentos no país. Recentemente, recebi muitos questionamentos da mídia sobre a segunda fábrica, mas não posso respondê-los um por um. A todos, a informação sobre a localidade da segunda fábrica da Tesla não é verdade. Obrigado a todos os amigos que se importam e apoiam o desenvolvimento da Tesla.”

A Tesla inaugurou em 2018 a gigafactory de Xangai, que originalmente iria atender apenas a produção local. No entanto, os planos mudaram rapidamente e a planta se tornou a principal, de onde saem agora a maioria dos carros para exportação – a fábrica produz 450 mil veículos por ano. Com isso, a unidade de Fremont, nos EUA, ficou mais livre para atender a demanda americana.

A Rússia também já foi apontada como possível nova localidade de uma gigafactory, mas Elon Musk negou os rumores. O que é certo é que a Tesla deve mesmo abrir mais uma fábrica do tipo para fazer companhia às três já existentes (Texas, Berlim e Xangai), já que, sempre que algum rumor é negado, a ênfase é em “não decidimos o local” em vez de “não planejamos construir”.

Recentemente, devido a um pedido da Hertz, a Tesla atingiu a marca de produção de 1 milhão de carros por ano, além de um valor de mercado de US$ 1 trilhão.