Tesla mostra protótipo de táxi autônomo e ações despencam

Veículo não conseguiu animar o mercado financeiro por falta de previsibilidade

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Veículo não conseguiu animar o mercado financeiro por falta de previsibilidade

Imagem de Destaque

A Tesla apresentou na quinta-feira, 10, o seu modelo de táxi autônomo, o Cyber Cab. O veículo foi desnudado para o mercado pelo CEO Elon Musk com cerca de dez anos de atraso, uma vez que foi prometido pelo executivo para 2014.

O táxi autônomo da Tesla tem um quê de protótipo e não é à toa: ainda falta o que desenvolver no modelo, que surge no momento em que o mercado e os consumidores se mostram céticos a respeito de sua viabilidade.


LEIA TAMBÉM:
– Tesla estuda Model Y de seis lugares na China
– Tesla cria novo sistema de produção


Basta lembrarmos os trancos e barrancos enfrentados por outras montadoras, como a General Motors, em projetos de sua divisão de veículos autônomos. A própria Tesla passou anos patinando com softwares inacabados e câmeras que não respondiam aos testes.

Mas apresentar um veículo inacabado parece não afetar o ímpeto comercial do CEO da Tesla. Afinal, um será sempre maior do que zero, e o Cyber Cab, do jeito em que se encontra hoje, soa como um aviso aos acionistas de que há um trabalho sendo feito, apesar dos atrasos e imbróglios.

Ações da Tesla despencam

O problema é que os acionistas talvez não tenham mordido a isca. Na manhã de sexta-feira, 11, as ações da montadora derreteram 6%. Analistas do mercado financeiro comentaram na imprensa internacional que a Tesla não deu previsibilidade acerca do negócio envolvendo o táxi robô.

A queda no valor dos papéis configura, portanto, mais um duro golpe na montadora, que já vem enfrentando problemas nesse sentido com o acirramento da concorrência com montadoras chinesas de veículos elétricos.

O CEO da Tesla afirmou que seu carro – sem volante ou pedais – custará menos de US$ 30 mil (R$ 167 mil), terá carregamento sem fio com tecnologia por indução e será “entre 10 e 20 vezes mais seguro” do que carros dirigidos por humanos. As vendas começam em 2027.

Ele garantiu que já existe um estoque de 50 unidades e espera começar o próximo ano a direção “totalmente autônoma e sem supervisão” no Texas e na Califórnia, EUA, com os modelos existentes, antes de passar à produção do Cyber Cab.

Além do táxi autônomo, a Tesla também mostrou no evento um modelo de van autônoma, o qual foi chamado de Robovan. O veículo promete carregar até 20 passageiros.