Elon Musk se irritou com o governo da Califórnia após ter que parar sua produção por causa da pandemia
O CEO da Tesla, Elon Musk, anunciou nesta semana em uma reunião de investidores que a montadora de carros elétricos vai se mudar para o estado do Texas, na capital Austin. Atualmente, a sede é em Palo Alto, na Califórnia.
“A Tesla foi até onde deu na Bay Area” disse Musk aos seus investidores. No ano passado, Musk se mostrou descontente com o fechamento de sua fábrica por causa da pandemia de covid-19. Ele tentou processar o estado da Califórnia para conseguir ativar sua linha de operação durante o lockdown, mesmo sabendo da ameaça que isso representava à saúde de seus funcionários. Também chamou de “ignorante” o chefe interino de saúde do Condado de Alameda e disse que a medida era inconstitucional.
Até agora, a fábrica de Fremont, na Califórnia, era a única linha de montagem de carros Tesla nos EUA. Isso vai mudar em breve com a inauguração da “gigafábrica” de Austin, que deve acontecer até o final deste ano. Com 8 km2 e investimento de US$ 1,1 bilhão, a planta irá focar a produção, inicialmente, no Model Y e no Cybertruck.
Ainda não se sabe em qual cidade será a sede da Tesla (provavelmente também em Austin) e nem quando ocorrerá a mudança.