Iniciativa será liderada pela StarEnergy, joint venture firmada entre as empresas
A Stellantis N.V e a Samsung SDI assinaram nesta segunda-feira (24) um memorando de entendimento para construir uma segunda fábrica de baterias nos Estados Unidos.
A iniciativa será liderada pela StarPlus Energy, uma joint venture já existente e que foi firmada entre as empresas. O início das operações está previsto para 2027, com produção anual estimada em 34 gigawatts-hora (GWh) num primeiro momento.
Em maio de 2022, a Stellantis e a Samsung SDI se comprometeram a construir a primeira fábrica de baterias em Kokomo, Indiana, também nos Estados Unidos. Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2025, o complexo terá capacidade de produção anual de 33 GWh – acima da meta inicial de 23 GWh.
VEJA MAIS
– Stellantis retoma projeto de veículo a etanol para o mercado brasileiro
– Demanda por Ram Rampage faz Stellantis aumentar ritmo de fábrica de Pernambuco
“Esta nova unidade contribuirá para atingir nossa meta agressiva de oferecer pelo menos 25 novos veículos elétricos a bateria para o mercado norte-americano até o final da década. Continuamos a adicionar mais capacidade nos Estados Unidos junto com nossa grande parceira Samsung SDI e estabelecendo os próximos passos para alcançar nosso compromisso de neutralidade de carbono até 2038″, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
“Ao estabelecer a joint venture com a Stellantis no ano passado, criamos uma base sólida para marcar nossa presença na América do Norte. A segunda fábrica vai acelerar nosso avanço no mercado dos EUA e ajudar Stellantis a impulsionar a transição norte-americana para uma era de veículos elétricos, fornecendo produtos com os mais altos níveis de segurança e qualidade”, afirmou Yoon-ho Choi, presidente e CEO da Samsung SDI.
Fábrica ajudará na busca por metas de eletrificação
Durante a apresentação da nova plataforma modular STLA Medium, a Stellantis anunciou planos de atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para automóveis de passeio na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir tais metas, a fabricante está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria.
– Faça sua inscrição no #ABX23, mais influente encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
O anúncio faz parte da estratégia de eletrificação de longo prazo presente no plano estratégico Dare Forward 2030. A expectativa é que isso contribua para atingir a neutralidade de carbono até 2038, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.
De acordo com a Stellantis, o local da nova fábrica está “atualmente em análise e mais detalhes serão compartilhados posteriormente”.