Stellantis compra empresa de direção autônoma

Como subsidiária da montadora, aiMotive desenvolverá novo sistema para carros do grupo automotivo

Redacao AB

Redacao AB

Como subsidiária da montadora, aiMotive desenvolverá novo sistema para carros do grupo automotivo

Imagem de Destaque

A Stellantis finalizou na quinta-feira, 22, a aquisição da aiMotive, desenvolvedora de softwares de inteligência artificial e direção autônoma. A compra faz parte da estratégia da montadora de impulsionar a mobilidade conectada dentro das marcas do grupo.

A aiMotive vai operar como subsidiária da Stellantis, mas com independência operacional e portfólio no mercado (aiSim, aiData e aiWare) para clientes terceirizados. O fundador László Kishonti permanecerá como CEO da aiMotive e a operação será superviosinada por um conselho de administração a ser estabelecido pela Stellantis.

Segundo o diretor de software da Stellantis, Yves Bonnefont, a ideia é aprimorar a inteligência artificial e desenvolver, a médio prazo, a nova plataforma STLA AutoDrive, sistema de direção autônoma da empresa.

Fabricantes em busca da direção autônoma

De olho na mobilidade autônoma, no ano passado a Stellantis entrou para o grupo das montadoras – junto com a General Motors e Volkswagen – que também atuam como desenvolvedoras de software.

Até 2026, a Stellantis diz que quer faturar US$ 23 bilhões em receitas com serviços e sistemas em todo o mundo. Além do STLA AutoDrive, a montadora também vai desenvolver outros dois sistemas de inteligência: o STLA Brain e o STLA SmartCockpit.