Montadora irá criar os carros e fabricante de eletrônicos cuidará do entretenimento e dos serviços
A Sony e a Honda anunciaram hoje uma parceria para a produção de carros elétricos em conjunto, com o primeiro modelo sendo lançado comercialmente em 2025. As informações são do jornal Nikkei Asia, que também reporta que a Honda irá fabricar os veículos em si, enquanto a Sony ficará responsável por “entretenimento, rede e outros serviços de mobilidade”.
Aos poucos, a Sony tem demonstrado interesse em entrar na área de mobilidade: na CES deste ano, em janeiro, a empresa apresentou dois conceitos de veículos elétricos que poderia um dia produzir: o Vision-S sedã e o Vision-S SUV. Em fevereiro, no entanto, o CFO da empresa, Hiroki Totoki, afirmou que a Sony não pretende começar a fabricar veículos ou baterias ela mesma.
A Honda, assim como outras montadoras japonesas, tem sido lenta com seu plano de eletrificação. O primeiro grande modelo 100% elétrico da montadora, o Prologue, só chega ao mercado americano em 2024. Mas a Honda diz que, até 2040, todas suas vendas na América do Norte serão de elétricos. É ver para crer.
Quanto à Sony, embora seja frustrante a notícia de que os modelos Vision-S provavelmente nunca sairão do papel, é também interessante ver que a empresa japonesa está dando seus passos no mercado de mobilidade. A Sony, que espera fechar março com um lucro de US$ 10,5 bilhões, fabrica todo tipo de eletrônicos, de videogames a laptops, portanto produzir carros elétricos pareceria um passo natural. Talvez a Sony Mobility, divisão inaugurada este ano, tenha mais cartas na manga do que apenas esta parceria.