Sistema de estacionamento 100% autônomo é aprovado na Alemanha

Dispositivo de Nível 4 de automação desenvolvido por Mercedes e Bosch já pode equipar carros da marca

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Dispositivo de Nível 4 de automação desenvolvido por Mercedes e Bosch já pode equipar carros da marca

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O carro que estaciona quase que completamente sozinho já é realidade na Europa. A Kraftfahrt-Bundesamt (KBA), algo como a agência federal responsável pela regulação dos transportes da Alemanha, aprovou o sistema de estacionamento automatizado da Mercedes-Benz e da Bosch.

Desta forma, trata-se do primeiro equipamento de estacionamento de um veículo sem a necessidade de motorista que pode ser comercializado no mundo. O dispositivo com automação SAE Nível 4 foi testado em uma área no estacionamento do Aeroporto de Stuttgart (Alemanha).

Estacionamento autônomo ao toque de um app

Chamado de Drive Pilot Level 4, o equipamento permite que o motorista saia do carro e use um aplicativo para que o veículo estacione sozinho em uma vaga pré-reservada dentro de um estacionamento. Depois, é possível que o automóvel saia da vaga e se dirija de forma autônoma até o mesmo ponto onde o motorista foi “deixado”.

O sistema de estacionamento se vale de sensores da Bosch na garagem para monitorar o trajeto que o carro irá percorrer. Já a tecnologia embarcada no veículo da Mercedes converte as informações que recebe da infraestrutura para seu sistema de manobras autônomas. 

Se os sensores de infraestrutura detectarem um obstáculo, por exemplo, o automóvel freia sozinho e pode parar completamente. Segundo as empresas, só quando a rota estiver livre é que o veículo continua seu caminho. 

Ao mesmo tempo, o motorista recebe uma notificação no aplicativo que confirma que a infraestrutura assumiu o controle do veículo.

Sistema será oferecido nos carros mais caros

As duas empresas desenvolvem esse dispositivo de estacionamento 100% autônomo desde 2019. Segundo a Mercedes, o Drive Pilot Level 4 será oferecido em veículos da marca a partir de 2023 dentro do pacote Intelligent Park Pilot 2. Inicialmente – claro – nos modelos topo de linha: o maior sedã da marca, o Classe S, e sua variante elétrica EQS.