Carta conjunta de entidades enviada ao governo americano fala que o setor precisa de regulação para garantir segurança
Os sindicatos de empresas de transporte urbano e das fabricantes de veículos dos Estados Unidos se uniram para pedir aos reguladores de segurança automotiva do país que abram uma investigação na operação das empresas de táxis autônomos, como Waymo da Alphabet e Zoox da Amazon.
As entidades, incluindo o Transportation Trades Department, Transport Workers Union of America, International Brotherhood of Teamsters e United Auto Workers, citaram a recente investigação sobre a unidade de transporte autônoma da General Motors e a decisão da Califórnia de suspender os testes de cruzeiro. As informações são da Reuters.
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Segundo o documento, os veículos autônomos são inseguros e insustentáveis em sua forma atual. “Esta indústria precisa urgentemente de regulamentação e liderança federal para restaurar um mínimo de segurança e estabelecer um caminho realista para esses veículos operarem sem ameaçar outros usuários da estrada”, afirmou o documento enviado ao secretário de transportes dos EUA, Pete Buttigieg, e Ann Carlson, administradora interina da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA).
A carta também dizia que os trabalhadores estão enfrentando problemas de segurança por causa dos táxis autônomos. “A NHTSA deve iniciar uma investigação em todo o setor para determinar a verdadeira extensão das falhas de segurança nos bastidores.”
Carta pede mais fiscalização
O documento pede, ainda, que a NHTSA intensifique a sua fiscalização para garantir a operação dos autônomos de forma responsável e “com a supervisão séria que exigem”.
Waymo, Zoox e NHTSA não responderam à Reuters.
A Cruise, da GM, que divulgou um prejuízo de US$ 700 milhões no terceiro trimestre deste ano, informou que fez cortes em sua força de trabalho terceirizada “que apoiava operações dos veículos sem motorista” na frota.”
Além disso, a Cruise informou o recall de 950 carros autônomos após um acidente envolvendo um de seus táxis e provavelmente realizará mais recalls.
No mês passado, um pedestre em São Francisco foi atropelado por um motorista que fugiu e foi jogado em uma pista adjacente, e foi atropelado pela segunda vez por um táxi autônomo Cruise que não conseguiu parar a tempo e arrastou o pedestre. A carta do sindicato dizia que o pedestre foi arrastado por 6,1 metros.