Empresa culpa complicações no fornecimento e fatores externos do mercado
A Shell encerrou as atividades de todos os postos de hidrogênio que mantinha nos Estados Unidos.
A empresa holandesa operava sete dos 55 postos de hidrogênio de varejo na Califórnia, único estado em que o gás está amplamente disponível nos EUA.
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Segundo o vice-presidente da Shell Hydrogen, Andrew Beard, a decisão foi tomada “devido a complicações no fornecimento de hidrogênio e outros fatores externos do mercado”.
Apesar de ser uma alternativa interessante de biocombustível, o hidrogênio não emplacou como algumas fabricantes e analistas da indústria acreditavam no passado. Donos de carros com célula combustível movida a hidrogênio relatam dificuldades para encontrar estações de abastecimento, mesmo na Califórnia.
Oferta de postos de abastecimento é escassa
Hoje, apenas três modelos movidos a célula de hidrogênio são comercializados em larga escala, e em apenas alguns países: Honda FCX Clarity, Hyundai Nexo e Toyota Mirai. Este último foi o único a desembarcar no Brasil, mas apenas para exibição em eventos.
A Toyota não cogita vender o Mirai por aqui justamente pela oferta inexistente de estações públicas de abastecimento de hidrogênio. Durante eventos realizados com a imprensa especializada, a própria fabricante admitiu ter dificuldades em abastecer o sedã.
À época, a solução encontrada foi improvisar um abastecimento com cilindros de hidrogênio na fábrica de Sorocaba (SP).