Manutenção adequada vem garantindo vida longa a modelos com motores FTP
A Iveco descobriu dois de seus caminhões com rodagem próxima a 2 milhões de quilômetros. Na grande Porto Alegre (RS), um Stralis 570S 41T NR, com motor FPT Cursor 13, registra em seu hodômetro 1,96 milhão de quilômetros. Segundo a montadora, o veículo foi descoberto pelo sistema de atendimento da Iveco por causa de uma pane seca no pátio onde estava estacionado.
Com auxílio remoto e a cooperação do proprietário, o veículo voltou a rodar. Durante o atendimento, o motorista relatou que realiza a drenagem do filtro separador semanalmente, conforme orienta o manual do proprietário.
Em Salinas (MG), a equipe de atendimento ao cliente recebeu a informação de um caminhão EuroTech 450E 37T com 1,7 milhão de quilômetros. O veículo é equipado com motor FPT Cursor 8. O proprietário, Édson Cirino, garante que a troca de bronzinas foi a única manutenção realizada no motor. “Nunca tenho de repor óleo depois de realizar a troca como manda o manual”, comenta Cirino.
Para a Iveco, a principal forma de aumentar a vida útil dos propulsores é seguir o manual do fabricante. “O segredo é realizar as manutenções preventivas, cuidar das trocas de filtros, dos lubrificantes e guiar sempre de forma prudente e segura”, afirma Ricardo Barion, diretor de marketing e vendas da Iveco para a América Latina.