Consumidores seguem insatisfeitos com carregadores de elétricos

Estudo da J.D.Power aponta que falta de infraestrutura reduz índice de satisfação dos usuários de EVs

Redação AB

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Estudo da J.D.Power aponta que falta de infraestrutura reduz índice de satisfação dos usuários de EVs

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Um novo estudo da J.D.Power mostra que a insatisfação com os carregadores públicos de carros elétricos aumenta à medida em que as vendas deste tipo de veículo aceleram. Pesquisa feita em 2022 já havia apontado o descontentamento com o serviço.   

“O baixo desempenho do carregador pode ser outro obstáculo”, disse Brent Gruber, diretor executivo da J.D. Power. “As vendas de veículos elétricos estão crescendo três vezes mais rápido do que a instalação de carregadores públicos.”


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Segundo ele, as montadoras e as partes interessadas na cobrança pública, como operadoras de rede e fabricantes de carregadores, precisam melhorar a experiência de cobrança “antes que se torne um trem desgovernado”. 

Infraestrutura e baixo desempenho levam à insatisfação 

De acordo com o Estudo de Carregamento Público da Experiência de Veículos Elétricos J.D. Power 2023 dos EUA, a satisfação com o carregamento nos carregadores, tantos os de carga rápida como os de carga mais longa, diminuiu em quase todas as categorias. 

A satisfação com a cobrança de nível 2 caiu para uma média de 617 em uma escala de 1.000 pontos, 16 pontos a menos do que no ano anterior. Os carregadores de nível 2, que levam várias horas para alimentar uma bateria, são normalmente usados em casa ou no trabalho, ou para recarregar durante as atividades diárias, como fazer compras ou jantar em um restaurante.

Já em relação ao nível 3, de carregamento rápido, a satisfação dos consumidores baixou 20 pontos para uma média de 654. Estes equipamentos podem levar 20 minutos para restaurar a energia em 80% e são normalmente usados quando um motorista está viajando longas distâncias e a bateria está descarregada. Muitas vezes, é uma parada de carregamento planejada.


VEJA MAIS:– Alto custo e lentidão derrubam satisfação com carregamento doméstico de elétricos– Motoristas dos EUA estão insatisfeitos com estrutura de recarga de elétricos


Ainda segundo o estudo, a Tesla foi a marca de veículos melhor posicionada. A marca obteve a pontuação mais alta de satisfação com carregamento rápido e chegou a 739 pontos.

A montadora foi a única empresa a pontuar acima da média. Para o carregamento de nível 2, a Volta se classificou melhor, com 665 pontos, seguido pela Tesla, que obteve 661 pontos de satisfação. O que pode explicar porque várias fabricantes decidiram migrar para o padrão Tesla de carregadores.

Mais de 15 mil motoristas participaram da pesquisa

O estudo foi realizado em colaboração com a PlugShare, fabricante de aplicativos para motoristas de veículos elétricos e empresa de pesquisa. Participaram da pesquisa mais de 15 mil proprietários de veículos elétricos puros e híbridos plug-in, realizada em de janeiro a junho de 2023.

Segundo a J.D.Power, o levantamento mediu a satisfação com a facilidade de cobrança, pagamento e localização dos aparelhos, velocidade de carregamento, infraestrutura e conveniências na estação de carregamento, disponibilidade de carregadores e segurança.