Operações na unidade com a produção de novos propulsores começarão em outubro
O processo de expansão da fábrica de motores da Scania, iniciado há cerca de três anos em São Bernardo do Campo (SP), será finalizado em outubro, informou a montadora na segunda-feira, 27. A nova capacidade da fábrica ainda não foi revelada pela empresa, mas está confirmado que ali na unidade remodelada serão produzidos motores Euro 6 para atender as demandas no Brasil e, também, as das exportações.
A fábrica de motores ampliada passa a ser estratégica para a companhia no contexto da exigência da norma de emissões Proconve P8 e, principalmente, no âmbito do Grupo Traton, do qual é subsidiária. Será a montadora o braço de desenvolvimento de powertrain do grupo, sendo responsável pelo fornecimento de motores às demais marcas, como MAN, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Navistar.
“Vamos fornecer motores às demais marcas no momento certo. A sinergia do grupo está no hardware, com a Scania desempenhando papel de fabricante e desenvolvedora de soluções. O software será adaptado de acordo com a demanda de cada marca”, disse Christopher Podgorski, presidente da Scania na América Latina.
Afora a expansão da fábrica de motores, a montadora também apresentou na segunda-feira o seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento. Tanto a expansão da área de motores quanto o centro de P&D integram o último ciclo de investimentos da montadora no país, de R$ 1,4 bilhão, que tem duração até 2024.
Afora o motor Euro 6, a montadora segue seu planejamento comercial com motores movidos a gás, tanto pra aplicação em caminhões quanto em chassis de ônibus. De acordo com o diretor comercial Silvio Munhoz, a fábrica de motores ampliada viabilizará equalização das vendas segundo a demanda. “Antes tinha uma limitação de produção, que está sendo eliminada e nos dará a oportunidade de vender de acordo com a demanda”, contou o executivo.
Edição comemorativa
Na segunda-feira a montadora também anunciou o lançamento de uma edição comemorativa que marca os seus 65 anos de operações no Brasil. Trata-se de versões dos modelos pesados RH 450 e RH 540. Os veículos, equipados com motor Euro 5 de 13 litros, serão vendidos com uma identidade visual que remete ao aniversário da montadora no país.