Com 30 marcas já confirmadas, exposição com mais de 500 modelos tem público estimado em 700 mil
A palavra de ordem do Salão do Automóvel de São Paulo de 2018 será conectividade. Com o slogan “A conexão que nos move”, a 30ª edição do evento, que ocorre entre 8 e 18 de novembro no Expo São Paulo, apresentará ao público as principais novidades do setor automotivo para o Brasil, mas também a maneira como o carro se comunicará com o consumidor daqui em diante a partir de novas plataformas e tecnologias aliadas à eletrificação.
“No salão de 2016, dizíamos que aqueles eram produtos frutos do Inovar-Auto e o salão da retomada, porque acreditávamos que em 2017 começaria uma retomada [do mercado] e de fato começou, ainda que tímida. Agora, este será o salão da eletrificação e conectividade, com muitas novidades também na área da mobilidade e da indústria 4.0. A conectividade é o que vai ligar o carro do presente com o carro do futuro”, afirmou Antonio Megale, presidente da Anfavea, a associação dos fabricantes instalados no Brasil, durante coletiva de imprensa de lançamento do evento realizada na segunda-feira, 21, em São Paulo.
Ao lado de José Luiz Gandini, presidente da Abeifa, associação das importadoras e algumas fabricantes, Megale confirmou a presença de trinta marcas até agora: Audi, BMW, Chery, Chevrolet, Chrysler, Dodge, Ferrari, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Lamborghini, Lexus, Lifan, Mercedes-Benz, Mini, Mitsubishi, Nissan, Porsche, Renault, Rolls-Royce, Subaru, Suzuki, Toyota, Troller, Volkswagen.
Por parte da Anfavea, Megale afirmou que dois grupos de quatro marcas associadas, que estiveram em todos os salões nas últimas duas décadas, desta vez não confirmaram presença. São eles a PSA, dona da Peugeot e Citroën, e Jaguar Land Rover, sendo que essas duas últimas marcas também são membros da Abeifa. Pelo lado da associação que preside, Gandini confirmou ainda as ausências de JAC Motors e Volvo Cars: ambas também se ausentaram da última edição, em 2016.
De acordo com Leandro Lara, diretor de negócios para o setor automotivo da Reed Exhibitions Alcântara Machado, organizadora do evento, apesar das 30 marcas confirmadas para a exposição, ainda há espaço para negociar. Já o vice-presidente da empresa, Paulo Octavio de Almeida, disse que a média de marcas participantes do salão tem ficado estável nos últimos anos.
“Algumas marcas mudam de estratégia; ninguém é obrigado a participar, elas vêm porque consideram ser um evento relevante, mas são decisões individuais e estratégias globais que decidem fazer outros tipos de investimento.”
CONEXÃO COM O VISITANTE
Segundo a Reed, serão expostos mais de 500 modelos nos 90 mil metros quadrados de área coberta do Expo São Paulo. Além disso, serão 23 mil metros de área externa dedicados a test-drive, mais que o dobro dos 10 mil m2 utilizados na edição de 2016. Chevrolet, Nissan e Volkswagen já confirmaram seus espaços, com a expectativa de entrar mais duas marcas.
Já o Drive Experience será uma pista reta de quase dois quilômetros de comprimento para testes de aceleração e frenagem. Outra novidade será a área exclusiva para testes de carros elétricos e híbridos para a qual já estão confirmadas as marcas BMW, Chery, Kia e Renault. A Reed espera alcançar 50 mil testes este ano, em um número ainda conservador, na comparação com os 35 mil realizados na edição passada.
O evento contará ainda com o Dream Lounge, o Espaço dos Sonhos repaginado, que na última edição apresentou modelos cobiçados em uma tentativa de atrair os apaixonados por velocidade e performance. Desta vez, o espaço terá parceria com o Instituto Ayrton Senna.
A exemplo do que já vem sendo feito em salões como o de Frankfurt, na Alemanha, ou mesmo na CES, feira de tecnologia de eletrônicos de Las Vegas, nos Estados Unidos, o visitante verá uma iniciativa inédita para o Salão de São Paulo: uma área denominada New Mobility, com a exposição de conteúdo e plataformas que permitirá às pessoas conhecer e vivenciar novas experiências relacionadas à mobilidade conectada. “A ideia é contar como será o futuro e democratizar esse conhecimento”, afirma Lara. “Criar essa conexão emocional do cliente com o carro é o mais importante. O mundo está mudando: a indústria, a tecnologia, a interatividade e os hábitos e isso está sendo observado pela indústria global. Temos que acompanhar, mudando junto”, acrescentou.
Em agosto, a empresa lançará o aplicativo do evento, no qual será possível fazer a compra de ingressos, além de agendar os test-drive.
INFRAESTRUTURA
O Salão do Automóvel de 2016 foi o primeiro realizado no São Paulo Expo, antigo Centro de Exposições Imigrantes totalmente reformado e ampliado, desbancando de vez a utilização do Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde o evento era realizado desde a década de 1970. A aceitação do novo local, climatizado e padronizado, foi unânime e contribuiu para o registro do maior índice de satisfação dos visitantes, de acordo com pesquisa feita pela Reed durante o evento.
Para o salão deste ano, as quatro alças de acesso ao Expo São Paulo estarão disponíveis, e não somente duas, como ocorreu na feira passada, quando os arredores ainda eram um canteiro de obras.
Com a expectativa da visita de 700 mil pessoas, o local dispõe de 6 mil vagas de estacionamento, 4,5 mil cobertas. Esta edição contará com vagas especiais para recarga de veículos híbridos e elétricos. E por se tratar de um evento internacional, a Reed contabiliza a disponibilidade de mais de 7 mil quartos de hotel em arredores estratégicos e próximos ao local.
INGRESSOS
O preço dos ingressos varia bastante, dependendo do dia e do pacote. Para o primeiro dia de evento, a entrada custará R$ 42,00 (meia R$ 21,00). Nos dias da seguintes da semana, o valor é de R$ 60,00 (meia R$ 30,00). Para fins de semana, feriado e emenda de feriado, o preço vai a R$ 76,00 (meia R$ 38,00). O primeiro lote de ingressos já está disponível para compra no site www.salaodoautomovel.com.br.
Serão seis pacotes adicionais:
Nitro – com flexibilidade para escolher o dia da visita: R$ 130,00
Passaporte – dá direito a visitar o salão quantos dias desejar: R$ 350,00
Kit fã – um kit com uma camiseta do evento com sete grafias diferentes a escolher: R$ 180,00
Box super fã – kit com flexibilidade de uma data para visita, brindes do salão com estacionamento e entrada exclusiva: R$ 400,00
VIP – acesso VIP ao evento em qualquer dia, para uma visita, com entrada exclusiva, serviço de valet para estacionar, acesso ao Lounge VIP com pulseira para o Espaço dos Sonhos: R$ 370,00
Premium Experience – dá direito a entrada para duas pessoas, estada de uma noite em hotel de luxo, traslado para o salão em carro de luxo com motorista, acesso ao Lounge VIP e Espaço dos Sonhos: R$ 3.500.