Evento havia sido transferido para o meio do ano após a pandemia
O Salão de Detroit voltará a acontecer em janeiro. A mudança foi anunciada pelos organizadores de uma das feiras mais tradicionais da indústria automotiva.
Com isso, a próxima edição será realizada entre os dias 11 e 20 de janeiro de 2025 para o público em geral.
SAIBA MAIS:– Como o sucesso da Fenatran pode favorecer o Salão do Automóvel
“Nosso maior objetivo é criar uma feira impactante e exibir nossa grande cidade e indústria para o mundo. Após discussões com vários parceiros, acreditamos que uma data em janeiro faz o maior sentido para nós. Em meio a uma indústria global tão dinâmica e repleta de mudanças, essa decisão reflete nossos esforços para continuar a reimaginar o Salão de Detroit de olho no que mais importa: fomentar a paixão pelos carros”, afirmou Rod Alberts, diretor executivo da Associação das Concessionárias de Detroit e responsável pela organização da feira.
Mudança de data ocorreu em 2022
A última vez que o evento foi realizado em janeiro foi em 2019, apenas 60 dias antes da eclosão da pandemia de Covid-19. Desde então, o Salão de Detroit foi cancelado no ano seguinte por conta do coronavírus e substituído em 2021 por um evento externo chamado Motor Bella.
A feira só voltou a acontecer em setembro de 2022. A ideia de realizar a mostra no outono visava favorecer as atividades interativas realizadas em ambiente externo. Tradicionalmente, o Salão de Detroit costumava acontecer em meio ao rigoroso inverno norte-americano, na maioria das vezes sob neve e temperaturas negativas.
No entanto, o mês de setembro acabava coincidindo com importantes eventos do calendário dos Estados Unidos. Além disso, a mostra concorreu com outros grandes eventos de automóvel pelo mundo, como o Salão de Paris nos anos pares e o antigo Salão de Frankfurt, agora realizado em Munique, nos anos ímpares. Em janeiro, apenas a feira de Detroit consta na agenda da indústria automotiva.
Ford e GM devem participar, mas Stellantis talvez não
Resta saber se as grandes montadoras vão participar do Salão de Detroit – em especial as “Big Three”, nome dado à trinca Ford, General Motors e Chrysler.
Recentemente, a Stellantis (que já havia se ausentado da CES deste ano) confirmou que nenhuma de suas marcas (inclusive a Chrysler) estará no Salão de Chicago. Nos últimos anos, várias fabricantes deixaram de expor nos grandes eventos do setor.
Segundo informações do “The Detroit News”, a GM sugeriu que estará no evento em janeiro do ano que vem.
“O Salão de Detroit é o evento da nossa cidade natal e estamos ansiosos para apoiar nossos concessionários e consumidores ávidos pelas novidades mais importantes de nossa linha de produtos”, afirmou a empresa em nota oficial.
Discurso parecido foi feito pela Ford, também por meio de comunicado.
“Seja qual for a época do ano, os salões continuarão esndo um ótimo lugar para entrar em contato com clientes atuais e consumidores em potencial. Lá, podemos fazer com que eles experimentem nossas novas tecnologias e conheçam nossos veículos”.
A crise dos salões de automóvel pelo mundo
Nos últimos anos, várias fabricantes deixaram de participar dos salões de automóvel. De acordo com a “Automotive News Europe”, diversas marcas não estarão no Salão de Genebra, que voltará a acontecer após um hiato de quatro anos.
Na tentativa de atrair as montadoras, os organizadores das principais feiras do planeta tentam mudar o formato dos eventos para estimular a interatividade dos visitantes e adotar uma postura mais voltada à mobilidade para seduzir setores além da indústria automotiva.
Em 2021, o tradicional Salão de Frankfurt foi renomeado como IAA Mobility e passou a ser realizado em Munique, embora a ideia inicial era a de ter sedes rotativas. No ano passado, o Salão de Tóquio também mudou de nome e passou a se chamar Japan Mobility Show.
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2024?
Quanto ao Salão do Automóvel de São Paulo, o evento não acontece desde 2020, quando foi cancelado por falta de interesse das montadoras. Os custos altíssimos e a impossibilidade de realizar negócios na feira foram apontados como alguns dos principais motivos na ocasião.
Desde então, houve duas tentativas para realização do salão, ambas sem sucesso.
Desta vez, a Anfavea promete que o evento voltará a acontecer neste ano, e em um “local conhecido de todos”. O Pavilhão de Exposições do Anhembi, que passa por uma ampla reforma, voltaria a ser a “casa” do novo evento.